Pular para o conteúdo principal

PBH retoma aplicação de segunda dose de CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos
Foto: Divulgação

PBH retoma aplicação de segunda dose de CoronaVac em crianças de 3 e 4 anos

criado em - atualizado em

A partir desta sexta-feira (20) a Prefeitura de Belo Horizonte retoma a aplicação da segunda dose de CoronaVac. O imunizante deve ser utilizado exclusivamente como segunda dose e, preferencialmente, em crianças de 3 e 4 anos, que foi o último grupo convocado. A estratégia foi possível devido à nova remessa de doses, enviada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

 

Conforme orientação da SES, a vacina CoronaVac estará disponível, exclusivamente, para aplicação da segunda dose. Os imunizantes estarão distribuídos em nove centros de saúde do município. A estratégia é para otimizar as doses e evitar desperdício, já que após a abertura do frasco o imunizante só pode ser utilizado em até oito horas. Os endereços dos locais estão disponíveis no portal da Prefeitura.

 

O quantitativo recebido não é suficiente para retomar a aplicação da primeira dose para as crianças de 3 e 4 anos ainda não vacinadas. É importante reforçar que as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, que as encaminha aos estados que, por sua vez, repassam as doses aos municípios. A Secretaria Municipal de Saúde reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a convocação de todo o grupo. Para isso, é necessário o recebimento de novas remessas de imunizantes.
 
Podem receber a dose as crianças de 3 e 4 anos completos e que já foram vacinadas com a primeira dose de CoronaVac. O público infantil deve comparecer aos pontos junto aos pais ou responsáveis legais e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para vacinação devidamente preenchido e assinado.