Pular para o conteúdo principal

Monsquito da denque à frente, à esquerda, com lixo e pneus ao fundo e, à direita, os dizeres: "Não deixe a dengue crescer".
Arte: PBH

PBH reforça o atendimento a pacientes com dengue e investe no combate à doença

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abre três Centros de Atendimento à Dengue (CADs) nesta quarta-feira, 1º de maio, para reforçar o atendimento exclusivo aos casos dessa doença na cidade. Para isso, foram contratados 105 profissionais, sendo 48 médicos, 24 técnicos de enfermagem, 15 enfermeiros e 18 técnicos de laboratório.

 

A abertura dessas unidades, com capacidade para atender em torno de 500 pessoas por dia, é mais uma ação do Plano de Contingência programado pela Prefeitura de Belo Horizonte e tem como objetivo agilizar os atendimentos, ampliar o acesso da população à saúde e reduzir a espera nas UPAs. Os CADs estão localizados nas regionais Barreiro (Praça Modestino Sales Barbosa, 100 – Bairro Flávio Marques Lisboa), Nordeste (Rua Joaquim Gouvêia, 560 – Bairro São Paulo) e Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 175 - Venda Nova, no 2º andar.

 

 

Reforço da equipe médica

Funcionando desde o dia 27 de abril, o CAD Barreiro contará agora com um reforço na equipe médica. A Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, que irá disponibilizar dez médicos da corporação para auxiliar nos atendimentos. Eles começam a trabalhar no CAD Barreiro a partir do dia 02/05.

 

 

Tendas nas UPAs

Para oferecer melhor atendimento para a população com sintomas de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde montou tendas em seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Pampulha, Oeste, Barreiro, Leste, Nordeste e Norte.

 

Nessas tendas a população terá o primeiro atendimento feito por 50 enfermeiros e técnicos de enfermagem. O objetivo é garantir mais conforto e um tratamento imediato para os pacientes após a classificação de risco. No local, os pacientes com suspeita de dengue serão permanentemente monitorados e vão iniciar a hidratação oral, evitando complicações.

 

 

Centros de Saúde abertos

Três centros de saúde vão atender a população nas áreas de maior incidência dos casos de dengue durante o feriado de 1º de maio. As unidades vão funcionar de 8h as 17h. O atendimento será nos centros de Saúde Tirol (rua Nélio Cerqueira, 15 – Tirol/Barreiro), São Bernardo (rua Vasco da Gama, 334 – São Bernardo/Norte) e Santa Terezinha (rua Senador Virgílio Távora, 157 – Santa Terezinha/Pampulha).