Pular para o conteúdo principal

PBH reforça medidas de segurança nas escolas da capital
Divulgação/PBH

PBH reforça medidas de segurança nas escolas da capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que tem adotado medidas preventivas para assegurar a segurança nas escolas municipais da capital em razão de ataques que têm ocorrido no estado e no país.

 

Parceria entre as secretarias de Educação Segurança e Prevenção tem garantido a presença de agentes da Guarda Municipal nas 323 unidades de ensino da rede municipal.

 

Grupo de trabalho foi criado para discutir ações de prevenção e encaminhamento em casos de ameaça e situações de violência nas escolas municipais, com representantes da Diretoria de Políticas Intersetoriais da SMED, da Diretoria de Prevenção da SMSP e do Comando da Guarda Municipal.

 

As escolas municipais já são acompanhadas por equipes da Patrulha Escolar da Guarda Municipal, que ampliam a ronda a todo o entorno dos estabelecimentos de ensino.

 

A Guarda Municipal ainda mantém contato diário com representantes das escolas por meio de grupos em aplicativos de mensagem. Os chamados são monitorados pelo Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) para envio imediato de agentes da Guarda. Profissionais treinados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atuam na mediação de conflitos.

 

De acordo com Comandante da Guarda Civil Municipal, Júlio César de Freitas, além da presença nas escolas, a Guarda Civil trabalha fortemente no combate às notícias falsas, de modo a tranquilizar a comunidade escolar e evitar o pânico. "Além da presença física nas escolas, estamos atuando  na orientação, apuração e verificação de notícias que estão quebrando a rotina de tranquilidade nas escolas da prefeitura. Temos uma equipe de suporte que verifica todas as notícias que nos são repassadas. O combate às notícias falsas também é uma estratégia importante para dar tranquilidade para pais e alunos", enfatiza.

 

Projetos pedagógicos

 

Como ação de prevenção, a Secretaria de Educação desenvolve em todas as escolas municipais projetos pedagógicos com alunos e professores para a melhoria da convivência e a segurança nas unidades. Todos os diretores possuem um documento que aborda a temática de combate ao bullying.

 

Há também a Gerência do Clima Escolar que orienta as escolas na elaboração do Plano de Convivência Escolar, além de ações de abordagem preventiva e o tratamento das situações de violência.

 

O município conta com o documento: 'Escola, Lugar de Proteção - Guia de Orientações e Encaminhamentos', que faz os devidos direcionamentos para tratar situações de violência, ato infracional, crimes, violações de direitos e outras ocorrências no ambiente escolar ou que acontecem fora da instituição e acabam interferindo no clima escolar.