Pular para o conteúdo principal

Profissional da saúde manuseando vacina
Rodrigo Clemente/PBH

PBH reforça convocação para 4ª dose da vacina de Covid para maiores de 40 anos

criado em - atualizado em

Belo Horizonte ainda apresenta baixa cobertura vacinal referente à quarta dose da vacina contra a Covid-19 para o público já convocado, mesmo com ampla divulgação e ações promovidas pela Prefeitura. Atualmente, 36,2% do público convocado para receber essa dose procurou um local de vacinação. As aplicações de reforço são importantes para a manutenção da proteção de grupos de maior vulnerabilidade, reduzindo internações e prevenindo óbitos provocados pela doença.

 

O município mantém a disponibilidade das vacinas nos centros de saúde e reforça o chamamento para que todas as pessoas de 40 anos e mais. A convocação também vale para quem tem alto grau de imunossupressão, com idade de 12 anos a 17 anos, complete o esquema vacinal, recebendo a quarta dose da vacina contra a Covid-19.

 

A Prefeitura ainda não convocou o público abaixo de 40 anos para receber a quarta dose da vacina contra Covid-19, porque aguarda a liberação de mais doses pelo Ministério da Saúde.

 


Quarta dose

 

Estão aptos a tomar a quarta dose quem tem idade a partir de 40 anos e que tenha recebido a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. Também estão contemplados os adolescentes, de 12 anos a 17 anos, com alto índice de imunossupressão.

 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, devem receber a dose, as pessoas nas condições abaixo:

 

- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

No momento da vacinação, é preciso seguir as seguintes orientações:

 

- Apresentar o cartão de vacinação;
- Apresentar documento de identificação com foto e CPF;
- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias;
- Apresentar um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro), assinado e carimbado, em versão original.

 

Confira aqui os endereços dos locais de vacinação, além do horário de funcionamento e toda a documentação necessária para o recebimento de cada dose. As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços antes de se deslocar aos pontos de imunização.