Pular para o conteúdo principal

PBH reforça convocação do público 10 a 14 anos para segunda dose contra a dengue
Divulgação/PBH

PBH reforça convocação do público 10 a 14 anos para segunda dose contra a dengue

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está intensificando a convocação de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos para tomar a segunda dose da vacina contra a dengue. A intenção é ampliar a cobertura e garantir que a vacina seja mais uma barreira contra a doença.

Até o momento, apenas 10% dos cerca de 49 mil vacinados com a primeira dose completaram o esquema vacinal. “O número ainda está bem abaixo do esperado. Por isso, é importante lembrar que a proteção completa só é alcançada após as duas doses da vacina. A incidência de novos casos de dengue está caindo, mas contamos com a consciência de pais e responsáveis para a gravidade dessa doença. Não deixem para depois”, alertou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.  

Para tomar a segunda dose, é preciso cumprir um intervalo de três meses após a primeira aplicação. A vacina está disponível nos 152 centros de saúde do município e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de vacinação devem ser verificados no portal da PBH.

Para receber a segunda dose é necessário que o público esteja acompanhado dos pais, mães ou responsáveis legais. Além disso, no momento da aplicação é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

Até o momento, Belo Horizonte recebeu do Ministério da Saúde mais de 60 mil doses para completar o esquema. Na capital, a população de 10 a 14 anos – definida pelo Ministério da Saúde como prioritária para ser vacinada – é de cerca de 120 mil pessoas.

A vacina contra a dengue não pode ser administrada em conjunto com nenhum outro imunizante. As pessoas que tiveram diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguardem seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença. Caso a infecção pelo vírus ocorra após o recebimento da primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja aplicada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Primeira dose

A Prefeitura de Belo Horizonte reforça também a convocação de todo o público de 10 a 14 anos que ainda não iniciou o esquema vacinal. No momento, o estoque para a primeira aplicação é de 6 mil doses, distribuídas nos 152 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. A orientação para quem teve diagnóstico recente de dengue é aguardar seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença.