Pular para o conteúdo principal

PBH recebe visita da nova presidente da Funarte
Foto: Ricardo Laf

PBH recebe visita da nova presidente da Funarte

criado em - atualizado em

Na manhã da quinta-feira (30) a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, o secretário Adjunto Municipal de Cultura, Gabriel Portela, e a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, receberam a nova presidente da Funarte, Maria Marighella e a equipe, em uma visita ao Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural (NUFAC) da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Entre os convidados da equipe da Funarte estavam Leonardo Lessa, diretor Executivo, Aline Vila Real, diretora de Fomento e Difusão e Rui Moreira, diretor de Artes Cênicas. Também participaram do encontro, professores e coordenadores da ELA Arena da Cultura.

 

No encontro, os representantes da Funarte conheceram as dependências do NUFAC, e o trabalho de formação descentralizado, que oferece cursos gratuitos de longa e curta durações, em 10 áreas artísticas e culturais, com atuação em todas as regionais da cidade. Em uma roda de conversa, os gestores públicos e integrantes da Escola compartilharam experiências da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, além de vivências e processos de construção de políticas públicas formativas na Cultura.

 

A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destacou a importância do encontro para abertura do diálogo do poder público municipal com a nova gestão da Funarte a partir da Escola Livre de Artes Arena da Cultura. “Um dos principais eixos de atuação da Secretaria e da Fundação Municipal de Cultura é a questão da formação cultural e artística, que entendemos que está na centralidade das políticas públicas. Ter oportunidade de pensar esse processo junto de uma instituição como a Funarte, pensar parcerias, colaborações para processos futuros, melhorias e também apresentar o trabalho que é realizado aqui - que é de excelência, com modelo de gestão singular, e que torna essa escola tão legítima presente e especial para todos que convivem com ela - é uma oportunidade de nos afirmar como gestores que estão comprometidos com a Escola e o Programa de Formação da Prefeitura de Belo Horizonte”, afirmou Eliane Parreiras.

 

O secretário Adjunto Municipal de Cultura, Gabriel Portela, agradeceu a presença dos convidados e destacou a importância da Funarte para a construção das políticas públicas no país. “A Funarte tem um papel estratégico para as políticas das artes no Brasil, que na recente história da política cultural brasileira, tem muito ainda para avançar. Receber a equipe da Funarte aqui, dialogando com o poder público municipal, para pensar agora nesse futuro em como conectar essa experiência de um trabalho de qualidade desenvolvido há 25 anos pela Prefeitura, que apresentamos hoje da Escola Livre de Artes Arena da Cultura, com essa energia nova que está fluindo na Funarte, é um grande prazer”, afirmou Portela.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, celebrou o encontro das instituições. “É uma alegria receber essa visita da Funarte e reforçar o nosso compromisso com a Escola Livre de Artes Arena da Cultura. Este é um projeto importantíssimo, histórico na cidade, com um programa de formação único, vencedor de prêmios internacionais exatamente por sua especificidade e proposta com um programa pedagógico inovador. É uma honra recebermos a nova equipe da Funarte e esperamos que essa interlocução seja cada vez melhor. Estamos otimistas com esse novo momento e esperamos desenvolver muitos projetos conjuntos”, destaca Luciana Féres.

 

Durante a sua fala, a presidente da Funarte, Maria Marighella, ressaltou o compromisso de reestruturar as ações da Funarte para a construção coletiva de uma Política Nacional das Artes. “Essa política não será feita por um agente isolado, mas se dará num esforço, numa iniciativa também coletiva, num sistema, numa constelação. Não há dúvida de que essa política nacional das artes não será inventada do nada, de uma abstração. Ela é a capacidade de materializar em políticas aquilo que já é experimentado. É ter a coragem de encarnar do ponto de vista do  Estado, as políticas já experimentadas, enquanto tivermos algo assim acontecendo em um território e impactando em outros, e com um potencial de experimentação, tanto em instituições nacionais como internacionais”, explicou Maria Marighella após conhecer a iniciativa da ELA Arena. “Esse laço que se inaugura hoje, precisa se encaminhar para como materializar isso em uma estratégia de política pública. Não haverá Política Nacional das Artes sem articulação institucional com os estados e municípios”, afirmou a presidente da Funarte durante a visita.

 

Após encontro no NUFAC na manhã dessa quinta-feira, foi realizada reunião entre as equipes da Secretaria e Fundação Municipal de Cultura e da Funarte para discutir parcerias concretas que permitam a construção de ações colaborativas e conjuntas na área de formação, promoção e difusão das artes.

 

Sobre a Escola Livre de Artes Arena da Cultura

A Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA-Arena) promove, anualmente, mais de 200 oficinas e cursos em 24 equipamentos públicos, nas 9 regionais de Belo Horizonte, incluindo os 17 Centros Culturais Municipais e o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, assim como o Cine Santa Tereza, o Museu da Moda, a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil, o Centro de Referência das Juventudes, o Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (CLIC/SMED) e o Núcleo de Formação e Criação Artística e Cultural, espaço de referência para o desenvolvimento das ações da Escola e onde estão localizados o Almoxarifado Central, a Secretaria Escolar e a Biblioteca da Escola Livre de Artes Arena da Cultura.

 

No que se refere à oferta de atividades, em 2022 a Escola disponibilizou 5.258 vagas no Projeto Arena da Cultura e 545 vagas no Projeto Integrarte, totalizando 5.803 vagas. No que diz respeito às inscrições, foram mais de 8.500 inscrições, além de mais de 600 rematrículas de estudantes dos cursos de longa duração nos dois semestres, totalizando mais de 9.000 inscrições. Em relação às oficinas ofertadas, foram 251 ações formativas no Projeto Arena da Cultura em variados percursos formativos. Já no Integrarte, foram 25 ações formativas, incluindo as 6 turmas do Curso Anual de Longa Duração.

Sobre a Funarte

Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras; e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.

 

Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade. O trabalho de mais de 40 anos da Fundação inspirou a criação de dezenas de entidades municipais e estaduais assemelhadas, em todo o território nacional.