Pular para o conteúdo principal

Imagem da fachada da sede da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH recebe representantes de quatro capitais para criação de rede dos BRICS

06/11/2019 | 14:15 | atualizado em 07/11/2019 | 08:56

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, na semana passada, representantes de capitais brasileiras para reunião de estruturação da rede BRICS 5x5 – formada ainda por Curitiba, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Articulada pela Diretoria de Relações Internacionais (SUAIE/SMDE), a iniciativa tem como objetivo promover a integração e a cooperação entre as cinco grandes metrópoles de cada um dos países membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

A integração entre as capitais viabilizará a implementação de políticas e diretrizes comuns para o melhor posicionamento no cenário global em diversos setores, tais como educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento, infraestrura etc.

 

O grupo possibilita ainda o intercâmbio de experiências e boas práticas; fomento a projetos conjuntos para solucionar problemas compartilhados e atração de fluxos de investimentos e cooperação.

 

Há a perspectiva de facilitação ao acesso de produtos e serviços do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, além de capacidade de articulação e incidência junto ao bloco e respectivos governos nacionais.

 

 

Os BRICS

Os BRICS representam as principais economias emergentes e compreendem 23% da economia e 42% da população do mundo. O agrupamento foi criado com o objetivo de reforçar a coordenação dos cinco países em temas relacionados à reforma da governança mundial, sobretudo no plano econômico-financeiro.

 

Desde sua primeira cúpula, em 2009, os BRICS têm tido êxito no reforço da participação de seus membros na governança internacional e no estabelecimento de cooperações setoriais para o desenvolvimento nas mais diversas áreas.

 

A agenda do bloco aumentou consideravelmente ao longo dos anos para abranger questões globais, como mudança climática, segurança alimentar e energética, objetivos de desenvolvimento sustentável, questões econômico-financeiras internacionais, entre outras.

 

A XI cúpula do BRICS acontecerá em Brasília nos próximos dias 13 e 14 de novembro, no âmbito da presidência pro-tempore do Brasil.


Últimas Notícias

Agentes da Defesa Civil em atendimento na Vila Biquinhas Prefeitura atende 474 chamados em razão das chuvas nas últimas 36 horas

Assim como no dia anterior, moradores do Barreiro foram os que mais acionaram a Defesa Civil, totalizando 53 chamados nesta sexta-feira.

24/01/2020 | 19:10
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, o procurador-geral de Justiça Antônio Sérgio Tonet e o prefeito Alexandre Kalil Ministra Cármen Lúcia visita gabinete do prefeito no COP

O encontro foi realizado no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para onde o prefeito transferiu seu gabinete.

24/01/2020 | 14:23