Pular para o conteúdo principal

Imagem da fachada da sede da Prefeitura de Belo Horizonte
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH recebe representantes de quatro capitais para criação de rede dos BRICS

06/11/2019 | 14:15 | atualizado em 07/11/2019 | 08:56

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, na semana passada, representantes de capitais brasileiras para reunião de estruturação da rede BRICS 5x5 – formada ainda por Curitiba, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Articulada pela Diretoria de Relações Internacionais (SUAIE/SMDE), a iniciativa tem como objetivo promover a integração e a cooperação entre as cinco grandes metrópoles de cada um dos países membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

A integração entre as capitais viabilizará a implementação de políticas e diretrizes comuns para o melhor posicionamento no cenário global em diversos setores, tais como educação, saúde, segurança pública, desenvolvimento, infraestrura etc.

 

O grupo possibilita ainda o intercâmbio de experiências e boas práticas; fomento a projetos conjuntos para solucionar problemas compartilhados e atração de fluxos de investimentos e cooperação.

 

Há a perspectiva de facilitação ao acesso de produtos e serviços do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, além de capacidade de articulação e incidência junto ao bloco e respectivos governos nacionais.

 

 

Os BRICS

Os BRICS representam as principais economias emergentes e compreendem 23% da economia e 42% da população do mundo. O agrupamento foi criado com o objetivo de reforçar a coordenação dos cinco países em temas relacionados à reforma da governança mundial, sobretudo no plano econômico-financeiro.

 

Desde sua primeira cúpula, em 2009, os BRICS têm tido êxito no reforço da participação de seus membros na governança internacional e no estabelecimento de cooperações setoriais para o desenvolvimento nas mais diversas áreas.

 

A agenda do bloco aumentou consideravelmente ao longo dos anos para abranger questões globais, como mudança climática, segurança alimentar e energética, objetivos de desenvolvimento sustentável, questões econômico-financeiras internacionais, entre outras.

 

A XI cúpula do BRICS acontecerá em Brasília nos próximos dias 13 e 14 de novembro, no âmbito da presidência pro-tempore do Brasil.


Últimas Notícias

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte PBH publica homologação de resultado e pagamento a empreendedores culturais

Empreendedores culturais, de todas as regionais da cidade, receberão os recursos referentes aos projetos aprovados nesta edição.
 

01/06/2020 | 17:05
Grupo Galpão em "Eramos em bando" Grupo Galpão e Cine Cipó são algumas atrações do Circuito em Casa de junho

Entre os destaques da programação de junho ao longo desta semana está o Grupo Galpão, de 4 a 7 de junho.

01/06/2020 | 16:05