23 October 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quinta-feira (23) o evento “Intercâmbio Cidades Brasileiras Criativas”, iniciativa que integra as ações da Bienal da Gastronomia. As cidades que compõem a rede, Belém, Paraty, Florianópolis e a capital mineira, se reúnem para celebrar a diversidade e a inovação gastronômica do país. O encontro aberto ao público ocorrerá no Edifício Central (Avenida dos Andradas, 367 – Centro), a partir das 18h.
O evento contará com cozinhas-show e menus colaborativos comandados por quatro chefs que representam os municípios integrantes da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Gastronomia: Yasmin Juliana, chef do Baixaria, representando Belo Horizonte; Eduardo Moreira, do restaurante Fugu, em Paraty; Fernanda Souza, do Flor de Jambu, restaurante referência em culinária paraense na capital mineira; e Janete Borges, do Gastroarte, em Florianópolis.
Além disso, uma feira gastronômica estará à disposição dos frequentadores, destacando os saberes, ingredientes e tradições das quatro cidades, desde a riqueza da floresta amazônica até os sabores do litoral caiçara, passando pela cultura açoriana e a cozinha afetiva mineira.
“Cada cidade criativa traz consigo um tempero próprio, uma forma singular de contar histórias por meio da comida. Reunir essas experiências na Bienal de Belo Horizonte é fortalecer laços, aprender uns com os outros e reafirmar o papel da cultura alimentar como motor de cultura, identidade e desenvolvimento,” afirma a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.
Cada chef convidado fará a apresentação de um prato especial, seguida de degustação para o público presente. Serão oferecidas 30 vagas por sessão, com senhas distribuídas por ordem de chegada.
Guia de Bares do Edifício Central
Outro destaque da programação será o lançamento do Guia de Bares do Edifício Central, material que convida belo-horizontinos e visitantes a explorar o prédio, ponto de referência comercial de Belo Horizonte e novo polo boêmio da cidade. O material também está disponível para download no Portal Belo Horizonte.
Edifício Central
O Edifício Central, localizado ao lado da Praça da Estação, no “Baixo Centro” da capital, é um dos principais palcos da 2ª edição da Bienal da Gastronomia. Ícone da boemia e da vida cultural de Belo Horizonte, o espaço vem se consolidando como novo point gastronômico e artístico da cidade, traduzindo a identidade culinária e criativa da capital mineira. lugar onde sabores, memórias e expressões culturais se encontram para celebrar o que há de mais autêntico na cena belo-horizontina.
Programação
- Feira da Gastronomia, das 18h às 23h – Local: Lambe Lambe
- Lançamento do Guia de Bares do Edifício Central, às 19h
Cozinha Show
Local: Bar Baixaria
- Das 19h às 19h30: apresentação Yasmin Juliana (representando BH, chef do Baixaria)
- Das 19h30 às 20h: apresentação Eduardo Moreira Diniz (representando Paraty, chef do restaurante Fugu)
- Das 21h às 21h30: apresentação Fernanda Souza (representando Belém, chef do restaurante Flor de Jambu)
- Das 21h30 às 22h: apresentação Janete Borges (representando Florianópolis, chef do Gastroarte de Floripa)
Bienal da Gastronomia
A 2ª edição da Bienal tem o apoio da Rede Supermercados BH; parceria educacional com as faculdades UniArnaldo, Estácio de Sá, Promove, Senac, UniBH Le Cordon Bleu e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e parceria institucional com a Frente da Gastronomia Mineira, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) e Sindicato e Associação de Panificação e Confeitaria de Minas Gerais (Amipão).