Pular para o conteúdo principal

PBH realiza Seminário sobre proteção à crianças e adolescentes no meio virtualPBH realiza Seminário sobre proteção à crianças e adolescentes no meio virtual
Arte/PBH

PBH realiza Seminário sobre proteção à crianças e adolescentes no meio virtual

criado em - atualizado em

Para marcar o encerramento da campanha “Maio Laranja”, a Prefeitura de Belo Horizonte promove o seminário “O Desafio da Proteção das Crianças e dos Adolescentes nos Ambientes Virtuais”. O evento acontece nesta quarta-feira (31), a partir das 13h30, no Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia), e será aberto ao público. Para participar os interessados devem acessar o formulário de inscrição na página da campanha

O seminário tem como objetivo promover diálogos sobre os desafios e as possibilidades de proteção para crianças e adolescentes nos ambientes virtuais, uma vez que há um aumento significativo da incidência de denúncias relacionadas ao abuso e exploração. Estarão presentes no encontro representantes do Executivo municipal e das organizações não governamentais ChildFund e SaferNet. 

De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos, foram registrados, por meio do Disque 100, 17.5 mil casos de violações sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil, apenas nos quatro primeiros meses de 2023. Os números representam um aumento de 70% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse cenário, o município desenvolve permanentemente ações e atividades que fomentem o trabalho social com as famílias, com crianças e adolescentes, e com toda a rede, com foco na prevenção da exploração sexual, além da proteção especializada às vítimas. 

São promovidos esquetes teatrais, oficinas, seminários, leitura de livros, caminhadas e outras formas de expressão no intuito de reforçar a importância dos canais de denúncia e disseminar informações sobre situações de desproteção social e ampliar assim os mecanismos de proteção. Toda a programação desenvolvida ao longo do mês está disponível na página da campanha do Maio Laranja.