Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

PBH realiza Semana do Clima em preparação à Conferência da ONU - COP26

criado em 29/09/2021 - atualizado em 29/09/2021 | 17:45

No período de 4 a 8 de outubro, a Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar a Semana do Clima: Belo Horizonte rumo à COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece em novembro em Glasgow, na Escócia. O evento local integra a plataforma consolidada de agendas, eventos e ações municipais que mobilizam, ao longo do ano, esforços para dar centralidade à agenda climática e engajar agentes públicos e sociedade civil no debate e implementação na capital mineira. O objetivo é posicionar Belo Horizonte como referência em sustentabilidade na América Latina. 

 

A Prefeitura reunirá, a partir de segunda-feira, dia 4, às 14h, mais de 50 painelistas, entre representantes de governos, organizações nacionais e internacionais, setor privado, academia e sociedade civil para discutir projetos, ações e experiências sobre mudanças climáticas para fomentar o desenvolvimento sustentável e de baixo carbono em nível local. 

 

Organizado para ser uma semana de debates, trocas de experiências e reflexões para qualificar as políticas e estratégias climáticas de Belo Horizonte, o evento acontecerá no formato de painéis temáticos. Cada painel será coordenado por um órgão da Prefeitura. 

 

Participam, por meio de seus titulares, as secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA); de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG); de Obras e Infraestrutura (SMOBI), de Desenvolvimento Econômico (SMDE), de Fazenda (SMFA); de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC); a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU); BHTrans, entre outros. 

 

Estão confirmadas organizações internacionais - como ONU, União Europeia, WWF, Metropolis e ICLEI -, cidades estrangeiras - como Medellín, Manchester e Cidade do México - e membros do setor privado e academia para discutirem e apresentarem suas experiências nos eixos temáticos que compõem a programação oficial da COP 26: natureza; energia; gestão de resíduos; infraestrutura e gestão de riscos; economia e finanças; mobilidade e transporte; e juventude, gênero e participação. 

 

A programação e a inscrição para o evento estão disponíveis no seguinte link: https://zoom.us/meeting/register/tJErfumqrzojGdBHVRvuUvid54PC4GfzsLcD 

 

Compromisso

 

A Prefeitura de Belo Horizonte formalizou em junho, em evento com a Embaixada do Reino Unido no Brasil, a adesão do município a mais uma relevante agenda global voltada para questões climáticas e o desenvolvimento sustentável: a Race to Zero, campanha com a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa do município até 2050. 

 

A campanha reúne governos, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050, organizada pelo Secretariado de Mudanças Climáticas das Nações Unidas em preparação para a COP 26. Até o momento, a campanha reúne 454 cidades, 1.397 empresas, 74 dos maiores investidores e 569 universidades, 50% do PIB mundial e 2,6 bilhões de pessoas. No Brasil já aderiram São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Salvador, Ouro Preto, entre outras. 

 

Como o principal foro internacional de deliberação sobre a agenda climática, a COP 26 será uma ambiciosa e inclusiva conferência, buscando acelerar a ação global em direção aos compromissos do Acordo de Paris - de frear o aquecimento global e impulsionar a transição a um desenvolvimento neutro em carbono - reforçando o poder e o papel da cooperação internacional para o enfrentamento aos desafios climáticos e o desenvolvimento global.