Pular para o conteúdo principal

PBH realiza projeto-piloto da “Travessia da Biodiversidade” na Av. Afonso Pena
Foto: Vinícius Santiago

PBH realiza projeto-piloto da “Travessia da Biodiversidade” na Av. Afonso Pena

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, na manhã desta quinta-feira (27), uma atividade-piloto da “Travessia da Biodiversidade” pelo hipercentro da capital. A iniciativa, desenvolvida pela Diretoria de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, consiste num percurso urbano, via Expresso Ambiental, com duração aproximada de 4 horas e que contempla desde o início da Av. Afonso Pena até a Biofábrica de Joaninhas, instalada na Casa Amarela, dentro do Parque das Mangabeiras.

 

O objetivo do projeto é propor ações de preservação da vegetação urbana e dos recursos hídricos, bem como educação ambiental e conscientização sobre o panorama das mudanças climáticas e formas de evitar eventos extremos nesse sentido. Por meio da experiência prática, os participantes conhecem de perto o espaço urbano que abrange o eixo-central de Belo Horizonte, sua história de emancipação e preservação, além da importante biodiversidade coexistente nesses espaços.

 

Inicialmente ministrada para técnicos da Diretoria de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, o projeto-piloto foi realizado com vistas à ampliação, de forma que atenda toda a população e se torne um circuito ambiental e cultural integrante das agendas educativas do município. No trajeto, estão presentes importantes elementos e cartões-postais da cidade, como a Praça do Papa, a Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras e a própria Prefeitura de BH.

 

Dentro das atividades de Educação Ambiental, a iniciativa é mais uma maneira de incentivar a contemplação dos recursos naturais, históricos e culturais do corredor da Av. Afonso Pena, como destaca o diretor de Gestão Ambiental da SMMA, Dany Amaral. “O propósito da Travessia da Biodiversidade é discutir o meio ambiente no nosso território e melhorar o relacionamento com ele no viés da cidadania. Queremos aproximar a pauta dos debates espontâneos, tratando da história cultural e ambiental de Belo Horizonte a partir dessa grande avenida de referência”, aponta.

 

A estratégia vem, ainda, de encontro ao Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte - política implementada pela PBH que visa melhorias na qualificação da região central da capital, aumentando oportunidades de moradia, trabalho e lazer. “Quando se pensa num projeto de requalificação do centro e na importância dessa política que foi implementada, é preciso entender como a história da cidade permeia a questão ambiental, de que maneira o cidadão se relaciona com esse espaço e quais caminhos tomar para projetar um futuro para ela”, destaca o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Reis.