Pular para o conteúdo principal

PBH realiza obras de urbanização e tratamento de encosta no Morro das Pedras
Divulgação/PBH

PBH realiza obras de urbanização e tratamento de encosta no Morro das Pedras

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando obras no Morro das Pedras para tratamento da encosta localizada entre as ruas Brás e da Pedreira, a revitalização de campo e quadra de futebol e a urbanização do Beco União, além da abertura e implantação da Rua Marcelo Araújo Braga, que faz ligação com a Rua Brás. As intervenções, que fazem parte do Programa Vila Viva/PAC no Aglomerado e também do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico do Município, o qual está beneficiando mais de 245 mil pessoas, com 200 intervenções e melhorias por toda a cidade.

Com um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, provenientes da Prefeitura de Belo Horizonte e do governo federal, o empreendimento inclui terraplenagem, contenções, drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, pavimentação, remoções e serviços complementares de urbanização e iluminação pública.

Nara Ribeiro, coordenadora Urbanística Ambiental da Urbel, ressalta a importância das intervenções para a comunidade. “Para erradicar o risco geológico, estamos executando o tratamento da encosta e também promovendo melhorias que irão beneficiar os moradores locais e do entorno. São melhorias da mobilidade urbana e das condições de salubridade, reestruturação de espaços destinados ao esporte, ao lazer e ao convívio social, e adequação da iluminação pública para conforto e segurança dos moradores. Tudo isso vai proporcionar condições de vida mais dignas a um local caracterizado por grande precariedade habitacional”, disse.

Remoções e trabalho social

Essa área das intervenções apresentava uma situação de risco geológico muito alto, e já tinha sido atendida, durante aprimeira fase do Programa, com remoção definitiva e reassentamento de cerca de 60 famílias em função do risco e/ou de obras para abertura da Rua Brás. E em 2020, em consequência das fortes chuvas, ocorreu o escorregamento de solo do outro lado da encosta, atingindo várias moradias, quando foi preciso remover preventivamente oito famílias que poderão retornar ao local de origem após a finalização das obras.

Segundo Wanja Ribeiro, coordenadora Social da Urbel, a equipe tem desenvolvido ações de mobilização social e fortalecimento da gestão local com a capacitação do Grupo de Referência, formado por moradores e lideranças da comunidade. “O objetivo desta capacitação é discutir, juntamente com os órgãos responsáveis, temas afetos ao empreendimento, como esporte e lazer, cultura, meio ambiente e limpeza urbana. Assim, pretendemos construir uma proposta coletiva para uso e preservação das áreas que serão urbanizadas e requalificadas”, concluiu.