Pular para o conteúdo principal

PBH realiza mais um plantio do programa Escolas Verdes em unidade da Rede Municipal
Divulgação/PBH

PBH realiza mais um plantio do programa Escolas Verdes em unidade da Rede Municipal

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de ação colaborativa entre as secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e de Educação (SMED), realiza neste sábado (24), o plantio de 30 mudas na Escola Municipal Dr. Júlio Soares, no Bairro Granja de Freitas. A ação faz parte do Projeto Escola Verde, que tem como objetivo a criação de ecossistemas nas escolas municipais em conjunto com ações de educação ambiental.

A definição das espécies foi feita a partir das demandas específicas da comunidade levando em conta os aspectos técnicos. O plantio é uma resposta para um desejo antigo da comunidade de que a escola fosse mais arborizada. 

A proposta é que seja um momento de acolhida e integração dos alunos e as famílias. Além do plantio coletivo, haverá apresentações artísticas e um momento de confraternização. A E.M. Dr. Júlio Soares tem 656 alunos nos anos Iniciais, anos finais, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e educação especial. 

Com o Projeto Escola Verde, o prefeito Álvaro Damião reafirma o compromisso com uma cidade mais sustentável, democrática e consciente, onde a educação começa pelo cuidado com o ambiente e floresce no coletivo.  

Conheça os pilares do Projeto Escola Verde:

Ecoflorestinha

Miniflorestas urbanas dentro das escolas, compostas por árvores frutíferas e nativas. Servem como sala de aula ao ar livre, espaço de convivência e laboratório vivo para múltiplas disciplinas.

Poliniza BH

Instalação de colmeias com abelhas sem ferrão (meliponíneos ou meliponários), seguras para o ambiente escolar. A iniciativa promove educação científica, respeito à vida e observação da biodiversidade.

Pluviômetro Pedagógico

Instrumento de medição de chuvas que permite o acompanhamento de dados climáticos e a integração de conteúdos sobre mudanças climáticas, ciclo da água e recursos hídricos.

Educação Ambiental e Agentes Mirins

Atividades contínuas de sensibilização, oficinas e palestras formam estudantes como agentes ambientais mirins, protagonistas na construção de uma cultura ecológica dentro e fora da escola.