Pular para o conteúdo principal

PBH realiza etapa ‘Vivências’ da 3ª Mostra Periférica de Música dos Centros Culturais
Foto: Ricardo Laf

PBH realiza etapa Vivências da Mostra Periférica de Música dos Centros Culturais

criado em - atualizado em

A programação da 3ª edição da Mostra Periférica de Música dos Centros Culturais, apresenta a etapa “Vivências”, que traz shows musicais, abertos ao público. Participam 20 artistas de bandas e coletivos de música das nove regionais da cidade e região metropolitana, com apresentações neste sábado (29), no Centro Cultural Alto Vera Cruz, e no domingo (30), no Centro Cultural Salgado Filho. Já em agosto as apresentações ocorrem no Centro Cultural Padre Eustáquio,no sábado (5), Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, no domingo (6) e no Centro Cultural Lindeia Regina no dia 12. O acesso é gratuito. A ação é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural e Artística Ouro Negro. Mais informações no link.

 

Iniciativa criada em 2021, dentro das ações do projeto Territórios Criativos da Prefeitura de Belo Horizonte, a Mostra Periférica de Música tem como premissa a formação e o protagonismo dos artistas das periferias de Belo Horizonte, evidenciando a potência e a diversidade das produções musicais dos vários territórios da cidade. Cada participante tem acesso, desde a formação técnica - passando pelo figurino, produção, capacitação para editais e gestão de redes sociais – até a chegada ao palco, quando recebe estrutura para montagem, som, luz e registro, em vídeo, de sua apresentação.

 

Desde a última edição, em 2022, a mostra acontece em três momentos: formação, vivências musicais e seleção dos finalistas. Na edição deste ano, a primeira fase ocorreu em junho com a realização, no modo on-line, de 6 oficinas voltadas para formação técnica e artística. Agora, no final de julho e início de agosto, ocorre a segunda etapa, intitulada "Vivências", em que os artistas têm a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas formações, tocando ao vivo, com estrutura e produção profissionais, o que permite troca de experiências e contato com o público.

 

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, celebra a realização de mais essa etapa fundamental da Mostra Periférica de Música dos Centros Culturais. “A Mostra reúne toda a potencialidade desses artistas em torno da profissionalização, que passa pela formação e diálogo com outras linguagens artísticas até o momento da apresentação. Com isso, evidencia e destaca a força da música praticada nas pontas da cidade e a importância das políticas públicas na garantia do acesso aos bens culturais e no protagonismo de grupos e agentes locais”, afirma.

A Mostra Periférica de Música dos Centros Culturais foi idealizada de uma forma abrangente e perpassando etapas que se somam e expandem a experiência artística e alimentam a cadeia produtiva da cultura. “Além de dar visibilidade aos artistas atuantes na periferia da cidade, a Mostra Periférica de Música dos Centros Culturais dos Centros Culturais oferece ferramentas para que estes artistas consigam galgar outros patamares em sua trajetória”, afirma a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres.

 

Mostra Periférica de Música

 

Nas primeiras edições da Mostra, além da formação, foram disponibilizadas equipes técnicas para produção de material profissional em áudio e vídeo a ser utilizado futuramente no mercado de trabalho pelos artistas. Por conta do grande volume de participantes, o processo era feito via sorteio, por meio do qual 18 artistas eram selecionados para gravação.

 

Em 2023, a proposta é promover a interação entre os participantes, fazendo com que conhecessem os trabalhos de seus pares. Assim, foi pensado um sistema de votação no qual cada um teria seis votos, podendo votar em si próprio e em mais cinco artistas com três estilos diferentes do seu. Também foram considerados critérios de maior ou menor tempo de carreira, artistas, mulheres, pretas e pretos, LGBQIAP+ ou pessoa com deficiência. Cada artista gravou um vídeo de até dois minutos, no qual se apresentaram, de forma livre, usando a criatividade.

 

“O efeito foi surpreendente, primeiramente pela diversidade de estilos identificados entre os selecionados. Constatou-se realmente a interação entre os participantes, por meio dos comentários acerca dos trabalhos uns dos outros. Via de regra, os artistas mais votados foram os mais participativos, constatando o sucesso do sistema”, conta Bárbara Bof, diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura.

 

A terceira e última etapa da Mostra Periférica de Música prevê a seleção de cinco artistas que, na etapa “Vivências”, tiveram maior capacidade de mobilização de públicos, tanto no presencial quanto nas redes sociais. No instagram, o público poderá curtir o vídeo de seu artista preferido e o total das curtidas será somada ao número de votos que cada artista terá no presencial, no dia de cada Vivência. Os selecionados irão integrar a 8ª edição do Descontorno Cultural, em outubro deste ano.

 

Serviço

Programação - 3ª edição Mostra Periférica de Música

Julho

Sábado (29) - Centro Cultural Alto Vera Cruz (15h às 19h)

MC Flavin PL - Talita Silva - Fios de Gal - Caca Gualberto

 

Domingo (30) - Centro Cultural Salgado Filho (14h às 18h)

Cancioneiros - Bora Cantar - Rosangela Gonçalves - Coro em Canto

 

Agosto

Sábado (5) - Centro Cultural Padre Eustáquio (18h às 22h)

Kult  - Jamil Guerra - Bia Anastácio  - Jez

 

Domingo (6) - Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (15h às 19h)

Josy Sikeira - Júlia Deodora  - Sergio Diaz  - Adrielle Assis

 

Sábado (12) - Centro Cultural Lindeia Regina (18h às 22h)

Banda Plan B - Banda For Eyes - Banda Ubun2 - Banda Kayajhama