Pular para o conteúdo principal

Servidora da saúde dá vacina da gotinha em menino de boné
Foto: Márcio Martins

PBH realiza campanha de atualização de cadernetas de vacina

criado em - atualizado em

No próximo sábado, 16 de setembro, será o Dia de Mobilização Nacional da Campanha de atualização das cadernetas de vacina. Todos os 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte vão funcionar das 8h às 17h. Esta é uma oportunidade para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) atualizarem o cartão de vacinação e ampliar a cobertura vacinal. 
 

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo de 9 a 14 anos de idade tem maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária. Muitas vacinas necessitam ter dose de reforço nessa faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV e Meningite Meningocócica C.
 

A Campanha tem por objetivo atualizar a situação vacinal da população menor de 5 anos de e aquela com idade entre 9 e 14 anos. Essa estratégia busca resgatar a população não vacinada ou com esquema vacinal incompleto, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e, assim, manter controlada, eliminada ou erradicada as doenças imunopreveníveis no Brasil.
 

A abertura dos Centros de Saúde no sábado é uma estratégia para incentivar e mobilizar os pais e responsáveis para levaram os filhos para receberem as vacinas. Desta forma é muito importante que seja apresentada a caderneta de vacinação para ser avaliada.
 

Todas as vacinas serão seletivas, ou seja, a dose a ser recebida pela criança ou adolescente vai depender da situação da sua caderneta de vacinação. O Calendário Nacional de Vacinação atual dispõe de 14 vacinas para as crianças e sete para os adolescentes.