24 October 2018 -
Uma caminhada de 30 minutos, intercalada de pausas para falar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Essa é a proposta da Caminhada Rosa, atividade promovida pelo programa Movimenta PBH da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão para mobilizar e conscientizar as servidoras municipais sobre esse tipo de câncer, o segundo mais comum entre as brasileiras, depois do de pele não melanoma. A ação integra as atividades do Outubro Rosa promovidas pela Prefeitura e serão realizadas até o final deste mês em 18 pontos de concentração, com percursos no entorno de diversos órgãos municipais.
A gerente de Gestão do Desenvolvimento, Ligia Rache, que coordena o Movimenta PBH, explica que a ideia é criar um ambiente lúdico para tratar sobre um assunto muito sério e preocupante. Segundo ela, dados levantados pela Prefeitura apontam que quase 4 mil servidoras que possuem o plano de saúde pela PBH, com idade acima de 50 anos, ainda não realizaram a mamografia em 2018. “O exame é recomendado a partir dessa faixa etária e, ao ver esses números, nos acendeu um sinal de alerta para reforçamos sobre a importância do autoexame e da mamografia em nosso ambiente corporativo”, destacou Ligia.
A servidora da Coordenação de Frequência e Férias da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Juliana Belico, está fora dessa estatística. Precavida, além do exame de toque, ela regularmente faz a mamografia e, por esse motivo, está em um processo de investigação precoce da doença. “Por meio do autoexame não consegui detectar nenhuma alteração nos seios, mas, ao fazer a mamografia neste ano, foi constatada uma classificação alterada. Agora, vou fazer uma biópsia para descartar qualquer possibilidade de câncer de mama”, relatou a servidor. Ela participou de uma das caminhadas e salientou sobre a relevância desses momentos na vida da mulher. “Fico comovida ao ver tanta gente buscando por informação e se conscientizando. É importante conhecer seu corpo e poder prevenir desde o início. Essa caminhada foi superválida pelo momento em que estou vivendo”, disse emocionada a servidora.
Gilka Pacheco, da área de Educação Física da Unimed, foi quem guiou uma das turmas da caminhada. De acordo com a profissional, a mulher deve estar atenta aos sinais que o corpo dá e explica que autoexame é o primeiro momento para essa análise. “O passo inicial é ficar de frente para o espelho e verificar a simetria dos mamilos e a viscosidade da pele nessa área, com atenção para descamação, vermelhidão ou bolha. O próximo passo é levantar o braço e tatear os seios. O ideal é fazer o procedimento durante o banho, passando sabão na região para escorregar os dedos e sentir melhor alguma alteração nas mamas. Em seguida, vá ao seu médico e siga as orientações sobre a necessidade de mamografia”, ensina Gilka. Ela explica que quando a doença é descoberta precocemente a probabilidade de cura é de 95%.
As caminhadas acontecem até o dia 29/10. Servidores interessados podem verificar a programação e fazer a inscrição no Formulário.