Pular para o conteúdo principal

PBH realiza ações para crianças e pedestres na Semana Nacional do Trânsito
Foto: BHTRANS/Divulgação

PBH realiza ações para crianças e pedestres na Semana Nacional do Trânsito

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza nesta quarta (20) e quinta-feira (21) ações de conscientização com crianças e com pedestres na capital, dentro das atividades da Semana Nacional do Trânsito.

 

Os avatares Edu e Mobi, do Jogo Transitando Legal, vão às escolas ensinar às crianças, de um jeito divertido, como se comportar de forma segura no trânsito, seja a pé, de carro, ônibus ou bicicleta. A dupla também orienta e estimula as dezenas de crianças que visitam nesta semana o Circo Transitando Legal, na sede da BHTRANS.

 

Confira a programação de Edu e Mobi nas ações na Semana Nacional do Trânsito:

 

- Quarta-feira (20), às 9h e 14h, com as crianças da Emei São Bernardo;
- Quinta-feira (21), às 8h e 14h, com as crianças que visitam o Circo Transitando Legal, na sede da BHTRANS, no Bairro Buritis.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte acredita que educar para o trânsito é fundamental para melhorar a vida na cidade. E o aprendizado deve começar cedo. Para isso, nada melhor do que aprender brincando. Melhor ainda, jogando. E aí, que tal juntar a família para testar os conhecimentos sobre o trânsito? Baixe e divirta-se com o Jogo Transitando Legal.

 

Campanha de Pedestres

 

Além dos pequenos, a equipe da BHTRANS EDUCA também vai orientar quem já é crescido e, como pedestres, caminham pela capital. Nesta quarta e quinta-feira as equipes realizam campanhas de pedestres na Praça da Savassi e na região Hospitalar. Confira:

 

- Quarta-feira (20), a partir das 9h, na Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi);
- Quinta-feira (21), de 14h às 16h, em frente ao Hospital Santa Casa, na Avenida Francisco Sales.

 

Dados do relatório de sinistros/acidentes de trânsito de 2022 apontam que nos últimos dez anos o número de atropelamentos caiu 43%. Foram registrados 2.269 atropelamentos em 2013 e 1.277 em 2022. O número de vítimas fatais em virtude de atropelamentos também caiu 34%, sendo 61 vítimas fatais em 2013 e 40 em 2022.

 

Ações da Prefeitura

 

Além das campanhas educativas, a Prefeitura de Belo Horizonte tem feito intervenções nas vias da cidade para reduzir os acidentes. O Centro da cidade, por onde circulam diariamente cerca de um milhão de pessoas por dia, vem ganhando intervenções importantes que visam garantir a segurança do pedestre. O Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte – Centro de Todo Mundo – já realizou o tratamento das calçadas em mais de 8 km de vias, faixas para pedestres foram revitalizadas, novas ilhas de travessias foram implantadas e ruas de Zona 30 deram prioridade aos pedestres. Os ciclistas também foram beneficiados com a construção e revitalização de ciclovias.

 

Todos os semáforos da cidade foram reprogramados para priorizar o pedestre e aumentar as possibilidades de atravessamento nos cruzamentos com mais segurança. A Prefeitura investe periodicamente em travessias semaforizadas para pedestres, equipamentos de fiscalização eletrônica (de controle de velocidade e avanço de semáforo) e redutores de velocidades para aumentar a segurança no trânsito. Também foram tratadas todas as portas das escolas da capital com pintura de novas travessias seguras para pedestres.

 

Dentre as ações para motociclistas, os principais corredores já contam com mais de 500 motoboxes, áreas sinalizadas para as motocicletas nos cruzamentos, que reduzem o conflito entre motos e outros veículos, e trazem ainda maior visibilidade aos pedestres no momento da travessia na faixa. Além disso, todos os ônibus do transporte público municipal contam com o adesivo do Ponto Cego, indicando uma área na lateral do veículo sem visibilidade para os motoristas dos ônibus.

 

A diretora da BHTRANS, Jussara Bellavinha, coordenadora do Projeto Vida no Trânsito, destaca a importância das campanhas e das ações de conscientização para que os acidentes de trânsito continuem reduzindo na capital. “É fundamental alertar a população sobre os riscos do trânsito, sobretudo os pedestres. Todos somos pedestres em algum momento do dia, portanto, é preciso sensibilizar para que todos compreendam a importância de dar preferência e proteger os pedestres. Esse é um trabalho constante da Prefeitura para reduzir ainda mais os acidentes de trânsito na capital.”, alerta a diretora.

 

"No trânsito escolha a vida"

 

A Semana Nacional do Trânsito reúne os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de construir espaços mais seguros e sustentáveis nas cidades. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem para as campanhas educativas de trânsito deste ano direciona a sociedade para a busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente.