Pular para o conteúdo principal

PBH realiza ação de soltura de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia
Divulgação/PBH

PBH realiza ação de soltura de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte fará nesta quarta-feira (22) a liberação de mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, uma das estratégias de prevenção e combate à dengue, zika e chikungunya adotadas na capital. Os mosquitos que carregam a bactéria têm a capacidade reduzida de transmitir os vírus para as pessoas, diminuindo o risco de surtos das doenças transmitidas por ele. A soltura ocorrerá no Bairro Belvedere, região centro-sul. A ação é realizada ao longo do ano em todas as regiões da capital.

A Wolbachia é um microrganismo intracelular e não pode ser transmitido para humanos ou animais. Os mosquitos que carregam essa bactéria foram produzidos no insetário da Prefeitura e não possuem nenhuma modificação genética.

“Belo Horizonte é uma das cidades pioneiras na implantação desta tecnologia e foi o primeiro município do país a ter um insetário próprio, construído com recursos da Prefeitura. É um investimento importante pois garante autonomia, continuidade e controle das ações”, explica o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.

Em Belo Horizonte o método teve início em 2020 e a soltura dos mosquitos com a bactéria é uma estratégia complementar às demais ações de enfrentamento às arboviroses que a Prefeitura realiza para controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Cabe reforçar que a população tem papel fundamental como parceira da Prefeitura para evitar a proliferação do mosquito. Segundo o último LIRAa, 86,9% dos focos estão dentro das casas e por isso é tão importante que cada um contribua, fazendo uma vistoria em casa e ambientes de trabalho para eliminar qualquer situação que possa favorecer o acúmulo de água”, completa o subsecretário.