22 Maio 2020 -
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte divulgou nesta sexta-feira, dia 22, a 2ª edição do Boletim de Monitoramento com o “termômetro” da Covid-19, demonstrando o nível da pandemia na capital nos últimos 7 dias. O nível de alerta geral permaneceu em amarelo, como na 1ª edição do boletim. Todavia a ocupação dos leitos permitiu o avanço para uma reabertura gradual, em nível mais lento caso o boletim indicasse alerta verde. Assim, foi possível a definição da reabertura cautelosa do comércio para a próxima segunda-feira, dia 25.
O resultado foi baseado na análise de três indicadores. São eles (dados de 20/05):
1º- Número médio de transmissão por infectado (Rt), que no período ficou em 1, 09 (amarelo);
2º- Ocupação de Leitos UTI Covid-19: 40% (verde);
3º- Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19: 34% (verde).
Na avaliação, o indicador Rt se manteve em 1, 09, o que aponta que a epidemia ainda se encontra em expansão. Entretanto, a taxa de ocupação de leitos, que sofre impacto direto da velocidade de expansão (Rt), permaneceu dentro dos limites aceitáveis e vem se mostrando neste patamar durante as últimas semanas. Segundo os especialistas, esse reflexo do índice do Rt deve continuar a ser observado nos próximos dias, a fim de se avaliar o impacto na ocupação dos leitos da capital.
Diante desses números, o quadro geral é de atenção, mas não houve comprometimento do início da fase de reabertura para segunda-feira, conforme disposto no Decreto 17.361. O próximo boletim será divulgado em 29 de maio e vai indicar retração ou progressão nesse movimento de flexibilização gradual. Caso a avaliação seja favorável, serão anunciados os novos setores que poderão reabrir a partir de 1º de junho.