Pular para o conteúdo principal

Arte da Prefeitura de Belo Horizonte com informações sobre o Boletim de Monitoramento
Foto: Arte PBH

PBH publica 2º Boletim de Monitoramento e resultados permitem reabrir comércio

22/05/2020 | 20:57 | atualizado em 29/05/2020 | 15:03

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte divulgou nesta sexta-feira, dia 22, a 2ª edição do Boletim de Monitoramento com o “termômetro” da Covid-19, demonstrando o nível da pandemia na capital nos últimos 7 dias. O nível de alerta geral permaneceu em amarelo, como na 1ª edição do boletim. Todavia a ocupação dos leitos permitiu o avanço para uma reabertura gradual, em nível mais lento caso o boletim indicasse alerta verde. Assim, foi possível a definição da reabertura cautelosa do comércio para a próxima segunda-feira, dia 25.

 

O resultado foi baseado na análise de três indicadores. São eles (dados de 20/05):

 

1º- Número médio de transmissão por infectado (Rt), que no período ficou em 1, 09 (amarelo);
2º- Ocupação de Leitos UTI Covid-19: 40% (verde);
3º- Ocupação de leitos de enfermaria Covid-19: 34% (verde).

 

Na avaliação, o indicador Rt se manteve em 1, 09, o que aponta que a  epidemia ainda se encontra  em expansão. Entretanto, a taxa de ocupação de leitos, que sofre impacto direto da velocidade de expansão (Rt), permaneceu dentro dos limites aceitáveis e vem se mostrando neste patamar durante as últimas semanas. Segundo os especialistas, esse reflexo do índice do Rt deve continuar a ser observado nos próximos dias, a fim de se avaliar o impacto na ocupação dos leitos da capital. 

 

Diante desses números, o quadro geral é de atenção, mas não houve  comprometimento do início da fase de reabertura para segunda-feira, conforme disposto no Decreto 17.361. O próximo boletim será divulgado em  29 de maio e vai indicar retração ou progressão nesse movimento de flexibilização gradual. Caso a avaliação seja favorável, serão anunciados os novos setores que poderão reabrir a partir de 1º de junho. 
 


Últimas Notícias

Informativo sobre o Coronavírus em Belo Horizonte Baixa de construção pode ser obtida utilizando drone e por meio digital

A Prefeitura construiu um procedimento para que a baixa de construção possa ser feita por fotos e vídeos obtidos por drone.

29/05/2020 | 17:37
Prestação de contas na Câmara Municipal de Belo Horizonte PBH intensifica ações na Saúde e Políticas Sociais, mesmo com queda nas receitas

Dados demonstram que o Município arrecadou R$ 4,7 bilhões de janeiro a abril, cerca de 34% do total previsto para o ano – R$ 13,7 bilhões.

29/05/2020 | 12:05