Pular para o conteúdo principal

PBH estende o prazo de inscrições para curso gratuito de programação web
Divulgação/PBH

PBH prorroga o prazo de inscrições para curso gratuito de programação web

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte prorrogou o prazo de inscrições para o curso gratuito de programação web até a próxima sexta-feira (3). O projeto é uma edição especial do premiado Programando Sonhos e tem como objetivo ensinar programação web para homens e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social. As inscrições podem ser realizadas neste link.

 

Ao todo, são 160 vagas gratuitas (80 no primeiro semestre e 80 no segundo semestre de 2023) para moradores das 218 vilas e favelas de Belo Horizonte e que tenham conhecimentos mínimos em programação web, segundo os requisitos apresentados no formulário de inscrição. Com o adiamento, eles têm até sexta-feira (03) para garantirem sua vaga para aprender a programar.

 

O curso terá duração de três meses, com foco no desenvolvimento e manutenção de projetos para web, linguagem de programação, banco de dados e recursos de segurança da informação.

 

As aulas acontecerão em modalidade presencial, no Centro de Qualificação em Tecnologia da Informação da Prodabel (Rua José Clemente Pereira, n° 440, bairro Ipiranga). Além disso, os alunos terão transporte subsidiado integralmente pela Embaixada Americana em Brasília, em cooperação com a Prefeitura de Belo Horizonte e aqueles que concluírem todas as etapas do curso serão certificados oficialmente pelo programa.

 

O Programando Sonhos – Vilas e Favelas é realizado pela Prefeitura, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da sua Diretoria de Relações Internacionais, em parceria com a Prodabel, e com o apoio do Governo dos Estados Unidos da América.

 

Programando Sonhos

 

O Programando Sonhos acontece desde 2019 para capacitar e qualificar homens e mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social em programação web. No segundo semestre de 2019, o programa teve uma edição especial para mulheres, o Programando Sonhos Delas, que foi premiado e reconhecido como a melhor experiência mundial de formação e capacitação de mulheres em TI proporcionada por uma cidade aos seus munícipes na VI edição do Prêmio Ibero-americano de boas práticas locais com enfoque de gênero.

 

Para 2023, o Programando Sonhos – Vilas e Favelas é uma edição especial do já famoso curso ofertado pela Prodabel que, pela primeira vez, será 100% financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América. A parceria é fruto das ações de promoção internacional da Diretoria de Relações Internacionais, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que em 2022, submeteu o projeto "Programando Sonhos” para que recebesse a oportunidade de financiamento da Embaixada Americana.