Pular para o conteúdo principal

PBH promove seminário serviços de atendimento e proteção à mulher
Arte/PBH

PBH promove seminário sobre serviços de atendimento e proteção à mulher

criado em - atualizado em

Para marcar o encerramento da campanha “Agosto Lilás”, a Prefeitura de Belo Horizonte promove o seminário “Redes e Horizontes: conhecendo experiências de redes com mulheres”. O evento acontece nesta quarta-feira (30), a partir das 14h, no Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia), e será aberto ao público. Para participar as pessoas  interessadas devem acessar o formulário de inscrição na página da campanha

O seminário tem como objetivo dialogar sobre as várias possibilidades de redes de mulheres, empoderamento feminino e sobre o trabalho de serviços de atendimento e enfrentamento à violência contra mulheres, trazendo experiências e conceitos adotados que fortalecem as políticas de proteção em rede. Estarão presentes no encontro representantes do Executivo municipal, da FioCruz Minas Gerais, servidores, conselheiras de direitos além do público em geral. 

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que busca chamar a atenção da sociedade para o enfrentamento à violência doméstica e familiar. A escolha do mês tem relação com a data de sanção da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, que completou 17 anos no último dia 7 de agosto. O objetivo é dar visibilidade sobre o tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos e formas de auxiliar as mulheres que sofrem essas violências.  

Política de Enfrentamento à Violência em BH 

A Diretoria de Políticas para as Mulheres (DIPM) é responsável por elaborar e executar políticas públicas, processos formativos e articulações que assegurem o atendimento das necessidades das mulheres, colaborando na construção da equidade de gênero e no enfrentamento às diferentes formas de discriminação e violência contra a mulher, partindo de uma perspectiva de Direitos Humanos. 

Para conseguir identificar os tipos de violências que acometem as mulheres é importante conhecer a Lei Maria da Penha, aprovada em 2006, que define e tipifica cinco tipos de violência doméstica e familiar: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial".