Pular para o conteúdo principal

PBH promove reunião pública para tirar dúvidas sobre edital Territórios em Rede
Foto: Arte/Divulgação

PBH promove reunião pública para tirar dúvidas sobre edital Territórios em Rede

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, na próxima quarta-feira (6), uma reunião pública para tirar dúvidas sobre o edital “Territórios em Rede”, que prevê a realização de ações culturais descentralizadas em equipamentos públicos da cultura. O encontro é voltado para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atuantes na área da cultura, que tenham interesse em inscrever propostas para a realização das ações em conjunto com o poder público. A reunião pública acontece a partir das 9h30, em formato virtual, via videoconferência por meio da plataforma Google Meet. A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas neste link.

 

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, o edital Territórios em Rede visa à seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que irá atuar como parceira do poder público na realização de ações culturais descentralizadas, no período de setembro de 2022 a dezembro de 2023. O edital prevê atividades nos 17 Centros Culturais Municipais, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, nas 22 Bibliotecas Públicas de Cultura Municipais, além dos espaços públicos dos territórios desses equipamentos culturais. O total investido será de R$ 1,9 milhão para a realização das ações.

 

As propostas devem ser entregues de 11 a 13 de julho de 2022, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Fundação Municipal de Cultural (Rua da Bahia, 888, Centro – 11º andar – sala 1101 - Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais). No local, a equipe estará preparada para receber os materiais de acordo com os protocolos sanitários vigentes. O edital completo e seus anexos estão disponíveis para consulta no Portal das Parcerias da PBH.

 

A Organização da Sociedade Civil selecionada pelo edital será responsável por promover ações culturais por meio de projetos de fruição, difusão, formação, memória e patrimônio cultural e promoção da leitura e da escrita, em diferentes linguagens artísticas, fomentando a democratização do acesso à arte e à cultura como direitos fundamentais, através de uma programação gratuita, acessível e transversal. As ações devem ainda valorizar artistas, agentes e grupos residentes ou atuantes nas comunidades atendidas pelos equipamentos culturais, ampliando a oferta de atrações culturais e propiciando o intercâmbio entre artistas e grupos desses espaços.

 

Entre os projetos que deverão ser realizados destaca-se o “Descontorno Cultural”, mostra anual desenvolvida nos Centros Culturais descentralizados da Fundação Municipal de Cultura, contemplando áreas artísticas como música, artes cênicas (teatro, dança, circo e performance), audiovisual, artes visuais, literatura e patrimônio cultural. Outro evento que será realizado por meio desta parceria é o “Beagalê”, tradicional seminário anual de qualificação de profissionais que atuam nas áreas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. A OSC também atuará na realização do projeto “Territórios Criativos”, que promove o fortalecimento de ações particulares e comuns a cada território de Belo Horizonte, considerando as diversas manifestações culturais das áreas atendidas pelos centros culturais, além do “Circuito Hip Hop do Barreiro 2022”. Também estão previstas ações de promoção à leitura nas bibliotecas públicas de cultura, além de ações ligadas à cultura popular e tradicional a serem desenvolvidas no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.