Pular para o conteúdo principal

PBH promove qualificação sobre metodologia Destino Turístico Inteligente
Foto: Divulgação/PBH

PBH promove qualificação sobre metodologia Destino Turístico Inteligente

criado em - atualizado em


A Prefeitura de Belo Horizonte realizou mais uma ação no trabalho de transformação da capital mineira em um Destino Turístico Inteligente (DTI). Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Belotur promoveu a primeira edição do evento ‘Jornadas de Inovação e Turismo’, agenda que qualificou gestores, profissionais e estudantes que possuem vínculo com a atividade turística, em busca do compartilhamento e troca de experiências sobre o tema DTI. 

A agenda focou na apresentação de conteúdo teórico e ações práticas de diretrizes internacionais da metodologia de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes, por meio de treinamentos, workshops e visitas a importantes territórios do hipercentro de Belo Horizonte. Os participantes fizeram uma visita técnica ao Mercado Central e ao Mercado Novo, dois pontos turísticos da cidade, com o intuito de sugerir ideias e possíveis melhorias para o poder público e privado, voltadas para os espaços visitados, com base nos preceitos estudados anteriormente. 

A iniciativa contou com a presença de gestores de outros destinos do Brasil e da Rede Ibero-Americana de DTI, como Sebastian Saavedra, gerente de Projetos, Fomento e Inovação da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, e Manoel Neto, assessor técnico da Diretoria de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. 

O conteúdo dos workshops e treinamentos foi ministrado por Edurne Vidal, presidente da Empresa Municipal de Turismo de Santander, M.P.S.A. (empresa pública de turismo da Câmara Municipal de Santander, Espanha). A profissional foi responsável pelo monitoramento de Destinos Turísticos Inteligentes na Europa e na América Latina durante muitos anos na Sociedade Mercantil Estadual de Gestão da Inovação e Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Turismo da Espanha e responsável pela criação da metodologia DTI. 

Com mais de 17 anos de experiência em diversas áreas da administração turística espanhola, Edurne se surpreendeu positivamente com o trabalho realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e percebeu vários elementos para a cidade se tornar um exemplo no modelo de Destinos Turísticos Inteligentes. “É notável o trabalho que está sendo realizado pela Belotur para promover a gestão inteligente do turismo em Belo Horizonte. Destacam-se não só o seu modelo de organização, mas também a própria cidade e as iniciativas de melhoria dos serviços e infraestruturas da Prefeitura. São admiráveis os compromissos de criação de uma oferta turística de qualidade baseada em experiências turísticas criativas, ligadas ao produto local e aos espaços mais emblemáticos do município”, comentou Vidal. 

“O evento ‘Jornadas de Inovação e Turismo’ marcou uma nova e importante etapa no trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte na transformação da cidade em um destino turístico inteligente. O formato da agenda focou em ações práticas, explorando importantes territórios de potencial turístico do hipercentro da capital, refletindo nos participantes a aplicação na prática de conceitos teóricos. Outro fator notável da iniciativa foi a troca de conhecimentos e a oportunidade para que representantes de outros destinos do Brasil, como Rio de Janeiro e Salvador, pudessem compreender a metodologia que está sendo trabalhada em Belo Horizonte”, disse Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur. 

O projeto ‘Jornadas de Inovação e Turismo’ faz parte do Plano de Transformação Digital elaborado pela Belotur em conjunto com o Instituto Ciudades del Futuro, da Argentina, em 2022, visando a conversão de Belo Horizonte em um Destino Turístico Inteligente. Entre as ações previstas no documento está a realização de capacitações e treinamentos sobre a temática, com o objetivo de difundir os preceitos e objetivos da estratégia DTI.