Pular para o conteúdo principal

PBH promove oficinas para debater qualificação profissional na região do Ribeirão do Onça
Divulgação/PBH

PBH promove oficinas para debater qualificação profissional na região do Ribeirão do Onça

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu o ciclo de Oficinas de Qualificação Profissional em Debate destinadas às famílias da região do Ribeirão do Onça, incluindo moradores dos bairros Ribeiro de Abreu, Ouro Minas e Novo Aarão Reis. As atividades foram realizadas neste mês, com o objetivo de apresentar os resultados de um estudo detalhado sobre as necessidades de qualificação da comunidade, além de construir propostas concretas para o plano de ação dos próximos meses.

Essas ações estão sendo implementadas em função das intervenções do PAC Bacias, que preveem a redução do risco de inundações nas Bacias do Córrego Pampulha e Ribeirão do Onça. Realizado desde 2015, o trabalho social do Programa dá suporte a essas comunidades, com ênfase na sustentabilidade, fortalecimento socioeconômico e organizativo da população.

Durante as oficinas, foram apresentados dados relevantes sobre o perfil profissional dos moradores, destacando as áreas com maior demanda por qualificação e os principais obstáculos enfrentados pela população local na busca por oportunidades no mercado de trabalho.

Com base nessas informações, houve definição dos postos-chave para o plano de ação, como a identificação de cursos e qualificações prioritárias, a necessidade de novas articulações com parceiros para criar redes de colaboração que ampliem as oportunidades de qualificação e a necessidade de elaborar um banco de dados de profissionais facilitadores e especialistas para ministrar os cursos e oficinas.

"A coordenadora social do PAC Bacias, Marina Marques, avalia que as oficinas representaram um passo importante para compreender as necessidades das comunidades do Onça. “Foram muitas as propostas apresentadas, como cursos de artesanato, informática e marketing digital. Agora será possível construir um plano de ação que impacte positivamente a vida das pessoas. Afinal, acreditamos que a qualificação profissional é a chave para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região”, concluiu.

Moradora do Novo Aarão Reis há 30 anos e participante da oficina, a manicure Vanessa Gomes elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Eu sou autônoma e acho muito importante aprender coisas novas. Nós mulheres então somos assíduas nos projetos que oferecem aqui pra gente, para termos independência, geração de renda e melhoria de vida. Temos que aproveitar, pois o trabalho da Urbel ajuda demais a nossa comunidade”, disse.