16 July 2025 -
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Belo Horizonte foi um dos espaços escolhidos para receber as Plenárias das Juventudes sobre a Mata Atlântica nos dias 4 e 5 de agosto. No encontro, que é preparatório para a COP30, serão selecionados dois jovens representantes do bioma para participar do evento em Belém (PA), em novembro. Os jovens interessados podem se inscrever por meio do formulário disponível no Portal da PBH.
De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência e o Conselho Nacional de Juventude, o objetivo principal das Plenárias é realizar um processo de formação, escuta e mobilização das juventudes em todos os biomas brasileiros sobre a COP30 a partir das realidades locais, dos desafios enfrentados em cada um, promover a participação ativa de jovens, organizações de juventude, especialistas e representantes de diferentes setores. Cada Plenária será realizada em dois dias, divididos em painéis, debates em grupos, apresentação das discussões dos grupos em plenária e visita ao Bioma preservado.
A articulação para a realização do evento foi fruto de diálogos entre a Diretoria de Juventudes da Subsecretaria de Direitos Humanos da PBH e a Secretaria Nacional de Juventude. A Diretoria de Juventudes tem tratado a pauta da sustentabilidade e dos ODS como estratégica para as juventudes.
Conforme prevê a própria ONU, os jovens devem ser multiplicadores da Agenda 2030, já que representam a geração do futuro, interessada na mitigação das mudanças climáticas e na construção de um mundo mais sustentável. Nesse sentido, a iniciativa destaca as juventudes de Belo Horizonte como protagonistas dessa agenda em prol da sustentabilidade local.