Pular para o conteúdo principal

 Prefeitura promove limpeza e campanha educativa contra dengue e alagamentos na Vilarinho
Foto: Divulgação/SLU

PBH promove limpeza e campanha educativa contra dengue e alagamento na Vilarinho

criado em - atualizado em

A partir desta segunda-feira, dia 25, até o próximo dia 29, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) realiza ações integradas de limpeza, mobilização social e fiscalização em toda a extensão da avenida Vilarinho e vias adjacentes, em Venda Nova. A iniciativa busca sensibilizar moradores e comerciantes da região a respeito da correta disposição do lixo comum, procurando, assim, reduzir as deposições clandestinas de resíduos. Outro ponto fundamental é alertar os cidadãos sobre a necessidade de utilização da Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) Vilarinho. 

Na avaliação do gerente regional de Limpeza Urbana Venda Nova, Clarício Tolentino de Aguiar, todas as medidas, quando adequadamente praticadas, vão contribuir para a manutenção da limpeza de ruas, avenidas e calçadas, evitando a obstrução de redes de drenagem, bocas de lobo e outras galerias, reduzindo o perigo de alagamentos, neste período chuvoso, e fortalecendo a prevenção contra a dengue e outras endemias. “Nossa preocupação maior é proporcionar bem-estar e segurança às pessoas que residem ou transitam por aquelas áreas, visando mitigar os transtornos e os riscos na ocorrência de chuvas fortes”, esclarece o gestor.  

O trabalho envolve o Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, por meio da Gerência Regional de Limpeza Urbana Venda Nova, do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da SLU, da Gerência de Zoonoses Venda Nova, da Gerência de Vigilância Sanitária Venda Nova, da Gerência Regional de Manutenção Venda Nova, da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova, da Diretoria Regional de Fiscalização Venda Nova, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, além da Defesa Civil da capital. 

Outra meta das equipes é coibir o acondicionamento e o descarte irregular de materiais orgânicos e infectantes, em especial aqueles produzidos por clínicas veterinárias e humanas, sacolões e açougues. “Vamos intensificar nossos esforços em razão da proibição de recebimento desses resíduos pelas URPVs e a constatação da destinação indevida desse lixo, tanto na parte externa da URPV Vilarinho quanto ao longo da própria avenida”, completa. 

A SLU orienta a população a cumprir os horários de exposição dos resíduos domiciliares para o recolhimento, obedecendo os dias e horários de coleta. Para mais informações, acesse pbh.gov.br/coletadomiciliar. Poda, móveis velhos, pneus e restos de obra devem ser levados para uma URPV. Os endereços podem ser consultados em pbh.gov.br/urpvs