20 Fevereiro 2025 -
Em encontro de formação estratégica, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e de Educação (Smed), reuniu nessa quarta-feira (19) quase 400 gestores responsáveis pela alimentação escolar da Rede Municipal de Educação (RME). O evento, realizado no auditório do Centro de Educação Integral Imaculada Conceição (CEI), teve como objetivo alinhar as condutas do processo de compra, recebimento e distribuição da merenda escolar, além de reforçar a importância da alimentação no contexto educacional.
Representando o secretário municipal de educação, Bruno Barral, o adjunto da pasta, Marcus Clemente, destacou a importância da educação no processo de segurança alimentar. “Educação também se faz com uma boa alimentação. A Smed distribui cerca de 400 mil refeições diárias para mais de 180 mil alunos, e todo esse processo aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Contamos com o acompanhamento de nutricionistas no preparo dos cardápios, que devem respeitar as necessidades nutricionais dos alunos, mas precisamos também que toda rede de gestão esteja capacitada neste cuidado”, afirmou.
A secretária municipal de segurança alimentar e nutricional, Darklane Rodrigues, abordou a relevância estratégica da alimentação escolar no contexto da segurança alimentar e seu impacto psicopedagógico. “Dependendo do tempo que a criança passa na escola, ela precisa de nutrientes específicos para que possa ter um bom rendimento de aprendizado”, afirmou.
Ela enfatizou que a alimentação escolar passa por um processo complexo que se inicia pela compra, passa pelo recebimento e armazenamento, até chegar ao preparo dos alimentos. “Existem regras na legislação que precisam ser cumpridas em todas as etapas, e no nosso encontro tratamos desse alinhamento para que as escolas garantam que todas as etapas sejam realizadas de forma eficaz e saudável”, destacou.
Para a secretária, o trabalho conjunto entre as secretarias e a escuta ativa dos gestores são essenciais para o sucesso da gestão e a garantia de uma alimentação saudável nas escolas.