Pular para o conteúdo principal

PBH promove fim de semana de vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid-19
Foto: Divulgação/PBH

PBH promove fim de semana de vacinação contra Gripe, Sarampo e Covid-19

criado em - atualizado em

Neste fim de semana a Prefeitura vai promover uma grande mobilização para imunizar a população. No sábado, dia 30, será realizado o Dia D de vacinação contra a Gripe e Sarampo em Belo Horizonte. A abertura das ações, com a aplicação destes imunizantes, será no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, às 10h, com a presença do prefeito Fuad Noman e da secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro.  

Já no domingo, dia 1° de maio, serão vacinadas, exclusivamente, as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nos espaços do BH é da Gente, nas regionais Centro-Sul, Pampulha, Oeste e Noroeste. 

As ações têm como objetivo aumentar o número de pessoas imunizadas. Até o momento, a cobertura vacinal da Gripe está em 27,2%. Já a proteção contra o Sarampo atingiu 9,2% do público-alvo. A segunda dose contra a Covid-19 em crianças está em 35,9%. Confira a programação e veja quem poderá se vacinar. 

Sábado, dia 30 de abril 

Gripe


Seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura antecipou a convocação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias para receber a dose contra a gripe. Além das crianças, no sábado, também devem se imunizar os idosos de 60 anos e mais e trabalhadores da saúde. 

Para a vacinação deste público, além do Parque Municipal, estarão disponíveis os 152 centros de saúde da cidade, das 8h às 17h, além dos postos extras, com horários de funcionamento variados, e pontos de drive-thru, das 8h às 16h30. Para os idosos há, ainda, a opção de se imunizar nas drogarias Araujo e Droga Clara, das 8h às 17h. Os endereços devem ser consultados antes de se deslocar aos pontos  e podem ser verificados no portal da Prefeitura. 

Sarampo 

Devem se vacinar contra o sarampo crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da Saúde. A imunização será feita nos 152 centros de saúde e no Parque Municipal, das 8h às 17h. Os endereços completos podem ser consultados no portal da Prefeitura.  

Covid-19 

Haverá repescagem em todos os 152 centros de saúde, das 8h às 17h, para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose. Os critérios e documentos necessários para a vacinação de cada público podem ser verificados no portal da Prefeitura.  

Domingo, dia 1º de maio 

Covid-19 

A vacinação será realizada, exclusivamente, nos espaços do BH é da Gente, das 9h às 13h. Neste dia, somente as crianças de 5 a 11 anos deverão ser imunizadas contra a Covid-19, seja para receber a primeira ou segunda dose. 

No momento da vacinação, o público infantil deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização de para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis. 

Confira os endereços para a vacinação infantil: 

- BH é da Gente – Savassi (Centro-Sul) nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários, região Centro-Sul. 

- BH é da Gente – Avenida Guarapari (Pampulha) na avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e rua das Canárias, no bairro Santa Amélia. 

- BH é da Gente – Rua Araribá (Noroeste) na rua Araribá, no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro. 

- BH é da Gente – Avenida Silva Lobo (Oeste) no trecho entre as ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada.