19 June 2024 -
Quem perdeu a inauguração da Feira da Economia Solidária da rua Tamoios, no Centro, terá a oportunidade de visitar a exposição, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), com uma programação especial. Haverá música ao vivo e apresentação da Quadrilha Arraial do Milho Verde. A feira é promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, da Cáritas, do Providens e da ONG Moradia e Cidadania, entre a Rua Curitiba e a Avenida Paraná, das 8h às 17h. Confira a programação abaixo.
Serão 55 expositores de artesanato, artigos de vestuário, brinquedos, calçados, alimentos, bebidas, entre outros. Além de serviços como emissão de carteira de trabalho digital e orientações sobre seguro-desemprego.
A feira foi inaugurada no dia 16 de maio e é realizada mensalmente, sempre às quintas e sextas da 3ª semana de cada mês, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária.
“Tivemos um retorno positivo nos lançamentos das feiras e temos a expectativa que as pessoas conheçam cada vez mais essas exposições, apreciem os produtos, promovendo a Economia Solidária, e consequentemente a geração de renda para esses empreendedores, conforme a política de inclusão produtiva que está entre as prioridades do prefeito Fuad Noman”, destacou a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Chyara Sales.
A feira da rua Tamoios conta com o apoio do Sindicato dos Bancários, do Sindeac, do Observatório Sindical Brasileiro Clodesmidt Riani (OSBCR) e do Ministério Público do Trabalho.
- Programação
Quinta-feira (20)
- 12h às 17h - música ao vivo
- 15h às 16h – clube de trocas solidárias (visitantes e expositores podem participar, levando produto para troca)
- 17h – sorteio de cesta de produtos da Economia Popular solidária
Sexta-Feira (21)
-14h30 às 15h – apresentação da Quadrilha Arraial do Milho Verde
-15h30 às 16h30 – música ao vivo
Feiras fixas da Economia Solidária
- Rua Goiás – atrás do prédio da Prefeitura – realizada na 2ª terça-feira do mês: das 8h às 17h.
- Rua Carijós – ao lado do Cine Valourec – realizada na 3ª quarta-feira do mês: horário das 8h às 17h.
- Rua Tamoios -entre a rua Curitiba e a avenida Paraná - realizada nas quintas e sextas - na 3ª semana do mês: das 8h às 17h.
- Avenida Cristóvão Colombo - entre as ruas Fernandes Tourinho e Paraíba – realizada no 1º domingo do mês: das 8h às 14h.
- Prudente de Morais - entre as ruas Teixeira Mendes Acaraú - realizada no 2º domingo do mês: das 8h às 14h.
- Política Pública
A Economia Popular Solidária é uma política pública da Prefeitura de Belo Horizonte, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social. E visa promover a comercialização solidária, que orienta grupos por princípios da autogestão, de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.