Pular para o conteúdo principal

PBH promove cooperação técnica com instituto internacional para estudo climático
Divulgação/PBH

PBH promove cooperação técnica com instituto internacional para estudo climático

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte e o instituto de pesquisa WRI Brasil iniciaram trabalhos de cooperação técnica no âmbito da iniciativa Cities4Forests para realização de estudos sobre vulnerabilidade a perigos climáticos no município. O objetivo é estruturar e organizar os dados sobre o tema a fim de identificar áreas prioritárias para ações eficientes de adaptação aos efeitos do clima, utilizando estratégias de Soluções Baseadas na Natureza (SbN).

Belo Horizonte é membro da aliança global de mais de 80 cidades que formam o Cities4Forests (C4F). O programa é estruturado pelo World Resources Institute (WRI), um instituto global de pesquisa fundado em 1982, e que conta com cerca de 1,7 mil profissionais pelo mundo, com escritórios em Brasil, China, Colômbia, Índia, Indonésia, México e Estados Unidos, além de escritórios regionais na África e na Europa. O C4F tem como objetivo conservar, restaurar e gerenciar de forma sustentável a natureza nos centros urbanos.

“Nos últimos anos Belo Horizonte tem fortalecido a presença e envolvimento com atividades de redes internacionais de cidades. Isso gera reconhecimento e coloca a cidade em primeiro na lista daquelas com quem essas redes desejam trabalhar. Essa cooperação é fruto deste trabalho e mais uma rede internacional reconhece Belo Horizonte como cidade referência para cooperação internacional e para o alcance das principais agendas globais”, destaca Chyara Sales, secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico.

Liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a cooperação não terá custos para a PBH e irá envolver diversos setores técnicos para estruturar um sistema de tratamento e georreferenciamento de dados sobre vulnerabilidade climática no município. O estudo irá analisar dados de exposição e vulnerabilidades a alagamentos e inundações, deslizamentos de terra e ondas de calor. Serão produzidos mapas temáticos para as 9 regionais de Belo Horizonte e servirão de referência para a tomada de decisão sobre intervenções de sustentabilidade e Soluções Baseadas na Natureza.

Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os produtos dessa cooperação serão fundamentais para o fortalecimento e melhoria dos indicadores ambientais disponíveis ao município. As estratégias e as políticas implementadas para a proteção e a conservação da natureza na cidade conduzem à melhoria da qualidade de vida da população, e precisam de dados de referência para sua implementação mais eficaz.

Os trabalhos estão programados para ocorrer até o final de novembro deste ano, quando deverá ser realizado um workshop de lançamento dos mapas. A parceria Belo Horizonte-Cities4Forests ainda prevê a realização de novas cooperações técnicas nos temas de sustentabilidade e mudanças climáticas a partir de 2024.