Pular para o conteúdo principal

PBH promove campanha do Dia Municipal da Consciência Negra, o Novembro Preto
Divulgação/PBH

PBH promove campanha do Dia Municipal da Consciência Negra, o Novembro Preto

criado em - atualizado em

Para marcar o Dia da Consciência Negra,  celebrado em 20 de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte promove o Novembro Preto: BH Sem Racismo. Durante todo o mês, serão realizados debates, formações e atividades culturais que buscam reconhecer a importância da promoção da igualdade racial. A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura.

 

A campanha vai promover reflexões sobre o papel da população negra e das culturas de matriz africana na construção de Belo Horizonte, além do impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Os debates também vão tratar dos problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população.

 

As ações são coordenadas pela Diretoria Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR), junto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR, em parceria com uma rede formada por movimentos sociais, grupos culturais e instituições de ensino

 

Estão disponíveis na programação atividades como o Seminário Africanidades e Brasilidades, que acontecerá no Museu da Moda de BH. Também serão promovidas Rodas de Conversa sobre inclusão produtiva da população negra, cigana e indígena, sobre os Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais e sobre o Estatuto da Igualdade Racial. Toda a programação é composta por atividades voltadas para servidores públicos municipais e toda a sociedade civil.

 

Mais informações sobre a Política de Promoção e Reparação da Igualdade Racial podem ser encontradas no Portal da PBH.