Pular para o conteúdo principal

Imagem traz mulher amamentando bebê, de frente para outras duas mulheres
Foto: Mara Damasceno/PBH

PBH promove ambulatório de amamentação e posto de coleta de leite humano

criado em - atualizado em
“O lugar é bem pequeno e simples, mas repleto de cuidados, orientações, dedicação e profissionalismo. O amor, a saúde e a vida definem todo o trabalho”, declara a fonoaudióloga Camila Dantas Martins, uma das responsáveis pelo projeto Ambulatório de Amamentação e pela unidade coletora de leite humano no Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes, bairro Vitória, região Nordeste de Belo Horizonte.

 

O Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes iniciou em setembro deste ano o projeto Ambulatório de Amamentação, que visa o atendimento das mães com dificuldades de amamentar. Durante o acolhimento, os profissionais avaliam a saúde da mãe e do bebê, o que inclui observação da mamada. Todas as orientações sobre o manejo da amamentação são passadas para as mamães e gestantes.

 

O ambulatório funciona às segundas-feiras, durante todo o dia, e às quinta-feiras pela manhã. Além da fonoaudióloga Camila Dantas, o trabalho conta com a dedicação da nutricionista Clarissa Vieira Botelho, da enfermeira Daniela Tenório e o apoio da gerente da unidade, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e demais profissionais da equipe. As ações de promoção ao aleitamento materno, gradativamente, têm despertado o interesse das usuárias. 

 

O centro de saúde passou também por uma sensibilização, desenvolvida pela Rede Solidária em Aleitamento Materno e Doação de Leite da PBH, para tornar-se unidade coletora de leite humano, que tem como objetivos apoiar e promover o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê e também a doação de leite materno. A área de abrangência da unidade possui um número significativo de gestantes e mães e um baixo índice de aleitamento exclusivo.

 

Neilian Abreu Rocha, gerente do Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes, destaca a importância do trabalho. “O incentivo ao aleitamento materno exclusivo e à doação do leite humano impacta na diminuição do desmame precoce, garante uma alimentação saudável para os bebês e também salva a vida de muitos recém-nascidos prematuros internados que, por algum motivo, não puderam receber o leite das suas próprias mães”, ressalta a gerente. Neilian enfatiza ainda o quanto esse acompanhamento na unidade de saúde contribui para o diagnóstico precoce de alguma doença nos primeiros meses de vida dos bebês, direcionando as intervenções necessárias.

 

Miriane da Costa Fagundes, 34 anos, é uma das moradoras do bairro Jardim Vitória que são assistidas pelo projeto Ambulatório de Amamentação do Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes. Mãe do recém-nascido Isaac Fagundes, Miriane recebeu todos os cuidados necessários e orientações para garantir a amamentação exclusiva do seu filho nos seis primeiros meses de vida.

 

“É muito bom saber que posso contar com o apoio dos profissionais daqui da unidade de saúde, que me despertaram até para a doação do leite materno. Pretendo amamentar o meu filho todo o tempo necessário e também ser doadora de leite”, disse Miriane.

 

 

Doar é um gesto de amor

Todo o leite humano arrecadado nas unidades coletoras é encaminhado para a Unidade de Referência Secundária (URS) Saudade, localizada na região Leste de Belo Horizonte, a primeira no Brasil a implantar um posto de coleta de leite humano na atenção secundária. Na URS Saudade, o leite é avaliado e submetido a um controle de qualidade. Posteriormente, esse alimento é repassado à Maternidade Odete Valadares, que conta com banco de leite de referência no estado de Minas Gerais, onde após análise e pasteurização é destinado a bebês prematuros ou que estejam internados em centros de Tratamento Intensivo Neonatal.

 

 

Serviço

Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes

Rua Branca, 15, Jardim Vitória

 

 

04/11/2019. Prefeitura promove ambulatório de amamentação e criação de posto de coleta de leite humano em centro de saúde da região Nordeste. Fotos: Mara Damasceno/PBH