Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação
Divulgação/PBH

PBH promove ações culturais no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza a partir deste sábado (3) uma programação para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro). As atividades ocorrem na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e no Museu da Moda de Belo Horizonte. Serão realizadas duas apresentações teatrais, uma oficina de dança, além de uma exposição virtual. O intuito é contribuir para a reflexão sobre a importância da acessibilidade, destacando a presença e a ação de artistas e produtores culturais com deficiência. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa pode ser conferida no Portal Belo Horizonte. 

 

O Museu da Moda de Belo Horizonte recebe, no dia 3, sábado, às 17h, duas apresentações de teatro do núcleo artístico da APAE-BH. Em “A Saga do Vaqueiro e o Bumbá”, peça de comédia campeã do Festival Estadual Nossa Arte, o público irá conhecer a história de dois retirantes, Chico e Katirina, que passam por diversas aventuras à procura de emprego e de uma vida melhor. Já o musical, “O Samba do Arnesto” fez parte da Virada Cultural de 2022 e homenageia os 110 anos de nascimento do compositor, cantor, comediante e ator Adoniran Barbosa (1912-1982).  Serão distribuídas 75 senhas, por ordem de chegada. Os espetáculos têm classificação livre.

 

Também no sábado, dia 3, das 15h às 17h, a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design será palco da oficina de dança “Todo mundo pode dançar - Viva Vida”. O evento conta a história da bailarina Hadassah, pessoa com deficiência visual, e apresenta aspectos da cultura libanesa, egípcia e da dança do ventre. A atividade é um desdobramento dos encontros realizados por Renata Mara (bailarina e pessoa com deficiência visual) e Samuel Samwyas, em parceria com o Centro de Referência da Dança. A oficina é aberta ao público e não há necessidade de inscrição.

 

A Casa do Baile promove ainda, até o dia 31 de dezembro, a Exposição de Natal da Galeria Aut. A mostra é virtual e poderá ser acessada por meio de projeção no auditório da Casa do Baile. A exposição apresenta trabalhos de artistas com transtorno do espectro autista, de diferentes partes do Brasil. São trabalhos de diferentes estilos e formatos, tais como desenhos, desenhos digitais, pinturas e esculturas. As visitas podem ser feitas de quarta a domingo, das 10h às 18h.

 

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992, período que se tornou um importante marco das lutas dos movimentos das pessoas com deficiência pelos seus direitos, incluindo o acesso à cultura. “Essa iniciativa da Prefeitura tem como objetivo contribuir com a conscientização da sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem”, destaca Janaína Melo, Diretora de Museus da Fundação Municipal de Cultura.

 

Serviço

Programação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)

Dia 3, às 17h - espetáculos do núcleo artístico da APAE-BH

Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design (Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha)

Dia 3, das 15h às 17h - Oficina de dança

De 3 a 31 de dezembro - Exposição de Natal da Galeria Aut