Pular para o conteúdo principal

PBH promove ação de plantio de ipês ao pé da Serra do Curral
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH promove ação de plantio de ipês ao pé da Serra do Curral

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizará neste sábado (11) plantio coletivo de 33 mudas de ipê na Av. José de Patrocínio Pontes, ao pé da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela coordenadoria de atendimento regional Centro-Sul (CARE-CS), em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e com a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), faz parte do projeto “BH Cidade Jardim dos Ipês” e será aberta à comunidade, com concentração na Praça Dimas Perrin, às 10h.

 

Último balanço da PBH aponta que existem quase 29 mil unidades e 9 diferentes espécies de ipês na cidade. As mudas que serão plantadas foram adquiridas por meio das políticas de compensação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente,  nas quais os empreendimentos que se instalam ficam responsáveis pela aquisição, implantação e manutenção das mudas por um prazo pré-estabelecido nas condicionantes do licenciamento.  

 

 “Assim como na ação do próximo sábado, Belo Horizonte desenvolve ao longo de todo o ano ações junto à sociedade civil e outras organizações para devolver a beleza e a sustentabilidade dos espaços urbanos da cidade. Com esta iniciativa, estamos promovendo a educação ambiental, o fortalecimento da biodiversidade e o reflorestamento da nossa amada ‘cidade jardim’”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.

 

Os plantios proporcionam novos locais de resfriamento, de descanso e de contato com a natureza, tornando a cidade cada vez mais sustentável.  A ação deste sábado conta, ainda, com o apoio da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras, e dos coletivos de plantio Bora Plantar, Arboriza BH, Horta Urbana e Planta Água.  O plantio será na Praça Dimas Perrin, na avenida José Patrocínio Pontes, 944, Mangabeiras. A ação é aberta ao público.