14 June 2022 -
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania promove, nesta quarta-feira (15), a partir das 9h30, a abertura do Junho Violeta, campanha de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, no Centro de Referência (CRPI), localizado na rua Perdizes, 339, bairro Caiçara, região Noroeste da capital.
Serão desenvolvidas ações de conscientização, cortejo musical e oficinas com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o combate às diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa. Idosos usuários do Centro de Referência serão protagonistas da ação que pede por respeito e pelo fim da violência contra este público.
Ao longo do mês, o assunto será tema de encontros em outros espaços. Confira a programação completa no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Junho Violeta
O Conselho Municipal do Idoso de Belo Horizonte e a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), vinculada à Subsecretaria de Direito e Cidadania (SUDC), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), organizam anualmente a Campanha do Junho Violeta.
A data foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES), sendo uma iniciativa que integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrado no dia 15 de junho.
Segundo dados do último balanço geral do Disque 100, as denúncias de violações contra pessoas idosas representaram 30% do total recebido. Ainda de acordo com o levantamento, pessoas idosas são a segunda parcela da população mais vulnerável à violência, atrás apenas das crianças e adolescentes.
Políticas para a pessoa idosa
Na estrutura da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania está a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), que elabora e coordena as diretrizes de políticas públicas municipais da pessoa idosa. Além de proporcionar um espaço para discussões de temáticas das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, por meio de Fóruns Regionais de Direitos da Pessoa Idosa, Trilhas para uma Belo Horizonte Amiga da Pessoa Idosa, realiza eventos abertos ao público em geral e aos participantes dos projetos e ações que coordena. A DPEI também é responsável por coordenar o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) e acompanhar grupos de convivência de idosos nas nove regionais.
Denúncia
Em casos de suspeita de violação de direitos, a população conta com o Disque 100, canal de denúncias com atendimento 24h por dia, inclusive em feriados e finais de semana. Ainda pode ser acionado o número 190 (telefone da Polícia Militar), para situações de risco iminente.