Pular para o conteúdo principal

Idoso faz exame oftamológico.
Foto: Divulgação

PBH participa de mutirão de consultas oftalmológicas para pessoas com diabetes

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte participa no sábado, dia 30 de novembro, do Mutirão do Diabetes, em parceria com o Centro Oftalmológico de Minas Gerais (rua dos Goitacazes, 1.777, Barro Preto), das 8h às 12h.  Durante o mutirão será realizado atendimento oftalmológico para pessoas com diabetes ou que tenham suspeita da doença. O atendimento é gratuito e por ordem de chegada. A participação da Secretaria Municipal de Saúde será por meio de divulgação de ações de promoção à saúde, alimentação saudável e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.

 

Em Belo Horizonte, o atendimento à pessoa com diabetes está disponível em todos os 152 centros de saúde e é realizado pelas 589 equipes de Saúde da Família. Em casos de maior complexidade, as pessoas são encaminhadas para os centros de especialidade médica. Belo Horizonte oferece exames clínicos realizados pelos médicos e exames laboratoriais para diagnóstico e controle da doença. O foco do controle da diabetes é o monitoramento do nível de glicose no sangue.

 

Também são disponibilizados insumos, medicamentos de uso oral e insulinas para controle da glicemia. Para ter acesso aos atendimentos e insumos é necessário que a pessoa procure o centro de saúde de referência para seu domicílio em Belo Horizonte e faça um cadastro inicial. Atualmente, cerca de 90 mil diabéticos estão cadastrados na Rede SUS-BH.

 

Além da oferta dos insumos e medicamentos, a Prefeitura promove uma série de ações de promoção a saúde com caráter preventivo e de controle à doença. Nos Centros de Saúde, os pacientes contam com o apoio dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica: farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista e psicólogo. Esta equipe realiza o acompanhamento dos pacientes encaminhados pelas Equipes de Saúde da Família, contribuindo para o controle e prevenção de diabetes.

 

Em parceria com os Centros de Saúde, as Academias da Cidade são equipamentos que propiciam aos usuários portadores de diabetes a realização de atividades físicas com o acompanhamento do educador físico.