Pular para o conteúdo principal

 PBH participa de importantes agendas de turismo e gastronomia na Espanha
Divulgação/PBH

PBH participa de importantes agendas de turismo e gastronomia na Espanha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte continua avançando nos trabalhos de valorização da gastronomia mineira e no posicionamento da capital como um polo turístico gastronômico. Entre os dias 5 e 11 de outubro, uma comitiva com representantes de várias entidades de Belo Horizonte - Belotur, Sebrae Minas, Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, por meio do Senac em Minas, e CDL/BH - participou de dois importantes eventos de turismo e gastronomia no reconhecido polo internacional de San Sebastian, na Espanha. Representando a empresa municipal, estiveram presentes o presidente Gilberto Castro e o diretor de Turismo e Políticas de Inovação, Marcos Boffa. Também fizeram parte do grupo o presidente da CDL/BH e do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; o gerente regional do Sebrae Minas, Antônio Freitas; o analista do Sebrae Minas, Renato Lana, e a diretora de Educação Profissional do Senac em Minas, Cristiane Serpa.

Entre os dias 5 e 7 de outubro foi realizada a 8ª edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico, promovido pela Organização Mundial de Turismo e pelo Basque Culinary Center, fundação culinária criada em 2009 pela Universidade de Mondragon. O evento ocorreu no Centro Cultural Tabakalera. Já nesta semana, entre os dias 9 e 11 de outubro, a comitiva de Belo Horizonte participou da 25ª edição do ‘Gastronomika’, primeiro congresso internacional de gastronomia organizado no mundo, agenda que aconteceu no Centro de Convenções de Kursaal. Além dos representantes dos órgãos, também foram convidados para a missão os chefs belo-horizontinos Caio Soter, do restaurante Pacato, pelo Senac, e Bruna Martins, do Birosca S2 e Florestal, pelo Sebrae.

O Fórum Mundial de Turismo Gastronômico abordou as diversas ligações entre o turismo e a gastronomia, trabalhando temas como a promoção do setor no desenvolvimento rural e na sustentabilidade, na preservação cultural e na inovação, visando melhorar a experiência turística do visitante. O evento apresentou aos participantes sessões técnicas, painéis de debates, palestras e apresentações temáticas com diversos especialistas do segmento, além de possibilitar aos presentes visitas em campo para degustação de especialidades locais. Após o evento, a comitiva se encontrou com a diretora de Competitividade e Inteligência de Mercado da OMT, Sandra Carvão, para debater projetos de colaboração para o desenvolvimento do turismo gastronômico. 

Já nesta semana, ocorreu o tradicional evento espanhol, ‘Gastronomika’, que chegou à 25ª edição em 2023. O congresso internacional de gastronomia, que neste ano teve como tema ‘O futuro da história’, abordou os novos caminhos da cozinha contemporânea e os recentes marcos da gastronomia mundial, como a culinária molecular, os inovadores projetos gastronômicos de diversos destinos turísticos, além das ações de sustentabilidade. Entre os diversos especialistas que participaram do ‘Gastronomika’ estão Leonor Espinosa, eleita em 2022 a melhor chef de cozinha do mundo pela revista britânica Restaurant, com presença confirmada na Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte; José Andrés, embaixador da gastronomia espanhola nos Estados Unidos; René Redzepi, referência da  nova cozinha nórdica; Yoshihiro Narisawa; chef japonês pioneiro na culinária sustentável e Alex Atala,  importante figura da cozinha brasileira. 

“A consolidação de Belo Horizonte como um destino turístico gastronômico só é possível pelo trabalho em conjunto de vários órgãos a favor da culinária da nossa cidade. Agradeço ao Sebrae Minas, CDL/BH e ao Senac pelo envolvimento nesta missão no polo gastronômico de San Sebastian, momento que nos possibilitou uma gama de aprendizado e nos fez pensar em diversas ações para Belo Horizonte. A gastronomia mineira é potente, reconhecida e respeitada em todo mundo. Seguiremos valorizando nosso território, nossos ingredientes de origem e nossa produção local, beneficiando toda a cadeia produtiva e gerando emprego e renda para a capital”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Além da participação nos dois eventos, o grupo que representa a capital mineira esteve presente em diversas agendas relacionadas ao turismo e à gastronomia, pensando no trabalho de consolidação de Belo Horizonte como um destino turístico gastronômico. A comitiva se reuniu com representantes da prefeitura de San Sebastian, ocasião em que foi apresentado todo o plano estratégico de turismo da cidade para os próximos 4 anos. Além da troca de experiência e soluções entre os dois destinos gastronômicos, a cidade espanhola mostrou estudos que comprovam que a gastronomia é um indutor fundamental do turismo da cidade, superando as praias da região. Essas ações foram apresentadas pela vice-diretora de Turismo de San Sebastian, Eider Garcia. 

A comitiva de Belo Horizonte também visitou o renomado Basque Culinary, sendo recebida por diversos representantes tais como José Peláez, coordenador de Inovação; Idoia Calleja, diretora de cursos e Álvaro Oviedo, responsável pelos eventos do centro gastronômico. A pauta do encontro foi a gastronomia com foco na educação, capacitação e inovação.

Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH e do Sebrae Minas, afirma que a gastronomia mineira vem tendo um papel cada vez mais significativo fora das fronteiras do Brasil. “Nossa gastronomia é uma das mais premiadas e reconhecidas do mundo. Nossa comida conta histórias e também ajuda a transformar histórias. No estado, são mais de 38 mil restaurantes. Em Belo Horizonte, são quase oito mil, além de lanchonetes, padarias e estabelecimentos similares. Desde 2021, iniciamos um intercâmbio gastronômico com a Europa. Começamos por Portugal e, agora, chegamos à Espanha. Levamos um pouco da criatividade de nossa mesa e absorvemos as tradicionais técnicas europeias que poderão ser replicadas aqui. Esse intercâmbio impulsiona sabores, tradições, cultura e novos negócios. Tudo isso aumenta o turismo, movimenta a nossa economia e gera mais emprego e renda para os mineiros”, completa Marcelo.

“A participação do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais confirma a proposta do presidente Nadim Donato em fortalecer o nosso papel e vocação no desenvolvimento do turismo gastronômico do estado, na regionalização de nossos alimentos. Por meio de nossos produtos e serviços, formamos profissionais diferenciados e alinhados ao mercado, além de ampliar o acesso de milhares de mineiros aos roteiros turísticos estaduais”, salienta a diretora de Educação Profissional do Senac, Cristiane Serpa.