Pular para o conteúdo principal

PBH participa de construção de relatório de Mudanças Climáticas da ONU em Londres
Foto: Sônia Knauer/ Divulgação

PBH participa de construção de relatório de Mudanças Climáticas da ONU

criado em - atualizado em

Na última semana, Belo Horizonte marcou presença em um encontro promovido pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU), na cidade de Londres, na Inglaterra. A capital mineira foi uma das oito cidades convidadas a contribuir com o desenvolvimento de um resumo para Formuladores de Políticas Urbanas do IPCC e o refinamento das conclusões do Sexto Relatório de Avaliação das mudanças climáticas no planeta. A publicação será realizada no segundo semestre de 2022 e traduzida para seis idiomas.

 

Além de Belo Horizonte, participaram da reunião as cidades de Nova York, Londres, Paris, Seul, Sidney, Mannheim e Durban. Foram apresentados na oportunidade os pontos chaves da construção do próximo relatório e iniciados debates com cada governança sobre como o documento pode atender melhor às necessidades e desafios locais das cidades.

 

A formação do quadro de governos locais se deu através de reuniões prévias entre cientistas do IPCC e representantes de algumas cidades de cada continente. A seleção se baseou em critérios como planos de redução, leis e arcabouços técnicos avançados, como conta a gerente de Ações de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e secretária do Comitê de Mudanças Climáticas, Sônia Knauer: “Belo Horizonte foi selecionada devido à amplitude de estudos técnicos e disposição para o avanço nesta matéria. Os cientistas da ONU ficaram impressionados com a série de inventários de emissão de gases já publicados e com a celeridade com que nosso município responde a todos os todos os questionários internacionais sobre o tema. São mais de 21 anos de trabalho da nossa administração para reduzir as emissões e ajudar a melhorar o panorama de mudanças climáticas causado pelas cidades no mundo”, afirma.

 

Internacionalmente reconhecida por seu protagonismo na construção de políticas climáticas, Belo Horizonte conta hoje com um Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa atualizado com o instrumento de análise de riscos e vulnerabilidade climática, além de toda a base diagnóstica do consumo de energia e recursos hídricos da cidade. Além disso, em 2021, a cidade aderiu à campanha global Race to Zero, assumindo a meta de neutralização do carbono até 2050.

 

Para acompanhar as demais ferramentas na mitigação das emissões, o Plano de redução das emissões de GEE (PREGEE) também foi revisado e é prevista para o final do ano a finalização do Plano Local de Ação Climática (PLAC), documento que determinará políticas para a cidade reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e minimizar as possíveis perdas materiais e humanas causadas por eventos climáticos extremos.