Pular para o conteúdo principal

PBH oferece variada programação de férias em equipamentos culturais municipais
Foto: Ricardo Laf

PBH oferece variada programação de férias em equipamentos culturais municipais

criado em - atualizado em

Diversa e abrangente, a programação especial de férias ofertada pela Prefeitura de Belo Horizonte reúne, em julho, uma série de atividades culturais nos equipamentos municipais. As crianças e as famílias já podem se preparar para curtir o período das férias escolares com oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, contação de histórias e brincadeiras. As atividades acontecem nos diversos equipamentos geridos pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, como museus, teatros, centros culturais, cinema,  bibliotecas,  e em seus entornos, como ruas e praças. A programação conta com inúmeras atividades gratuitas, e no caso dos teatros, também com ingressos a preços variados. Todas as atividades podem ser consultadas detalhadamente no Portal Belo Horizonte.

 

A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta que a programação de férias foi cuidadosamente planejada para respeitar os direitos culturais da população em diferentes territórios de BH. “Com atividades diversificadas e inclusivas, buscamos promover o acesso à cultura de forma igualitária para todos os cidadãos. Valorizando a diversidade cultural e reconhecendo as necessidades de cada região, oferecemos uma experiência enriquecedora para aproveitar as férias escolares”, ressalta Eliane.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca a importância da participação de artistas locais em uma programação para toda a comunidade. “Convidamos a população de BH a desfrutar dos eventos especiais de férias, planejados de forma democrática e descentralizada, construindo uma cidade mais inclusiva e culturalmente rica", celebra.

 

Programação diversa nos Centros Culturais, Museus, Teatros e Cinema

 

Os Centros Culturais municipais e as bibliotecas oferecem mais de 70 atividades gratuitas, ao longo de julho, que acontecem em diversas regionais da cidade. Entre as atrações estão brincadeiras, jogos, gincanas, contação de histórias, práticas esportivas, exibições de filmes, aula de capoeira e taekwondo, apresentações artísticas, oficinas de artes e artesanato, entre outras atividades.

 

A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (BPIJ-BH) oferece programação infantil nas manhãs de sábado, a partir das 10h. As “Manhãs Encantadas” serão um encontro marcado com a fantasia através da narração de histórias, leituras compartilhadas e oficinas literárias. No dia 20, haverá uma leitura compartilhada do sucesso “As Férias da Bruxa Onilda”, de autoria de Roser Capdevila, seguida de interação com a criançada. Já no dia 27, as crianças poderão se aventurar na oficina “Meu Pequeno Dicionário”, criando seu próprio exemplar a partir de suas vivências.

 

O Cine Santa Tereza exibe, até o dia 29 de julho, sessões de filmes com temáticas para toda a família. A mostra “Festival Infantil de Férias” reúne longas-metragem de aventura, animação e fantasia, e conta com os clássicos como “Monstros S.A.”, “Esqueceram de Mim”, “Procurando Nemo”, “Toy Story”, entre outros. Os filmes são exibidos das quartas-feiras aos sábados, sempre às 16h30. Em julho acontece também a tradicional Sessão Azul, sessão adaptada para crianças com o transtorno do espectro do autismo. O Festival Infantil de Férias e a Sessão Azul tem entrada gratuita mediante retirada de ingressos no site Sympla, ou na bilheteria do cinema. Confira as informações completas sobre a programação.

 

A programação infantil também ganha destaque nos teatros públicos municipais com espetáculos voltados para as crianças e suas famílias. Os valores dos ingressos variam de acordo com cada peça teatral e podem ser adquiridos pelo site Sympla ou na bilheteria dos teatros, a partir de duas horas de antecedência. Entre as peças em cartaz estão adaptações de livros como “Chapeuzinho Vermelho” e “Os Três Porquinhos”, e filmes como “Frozen” e “Pluft! O Fantasminha”.

 

Os museus oferecem uma série de atrações gratuitas, como visitações guiadas voltadas ao público infantil e oficinas de carimbaria. Na Pampulha, em parceria com o Instituto Lumiar, o Projeto Museus Pampulha promove atividades nos jardins do Museu de Arte da Pampulha e do Museu Casa Kubitschek, que exploram de forma lúdica e divertida os elementos dos jardins dos museus, projetados por Roberto Burle Marx, o maior paisagista moderno. Já o Museu da Imagem e do Som conta com oficinas de xadrez e fotografia com o telefone celular, especialmente planejadas para as crianças, e o Museu da Moda oferta as oficinas gratuitas “Bonecas de Papel à moda do Alceu Penna” e “Brincando de Estilista”, além do espetáculo de mágica “52 Acasos”.

 

Circuito Municipal de Cultura

 

O Circuito Municipal de Cultura preparou uma programação extensa e diversificada para o mês de julho, valorizando a importância das ações culturais no período das férias. Os eventos têm início com o Circuito Junino nos Centros Culturais, trazendo a animada Quadrilha Forró de Minas ao Centro Cultural Bairro das Indústrias. Em seguida, no Teatro Francisco Nunes, as Férias nos Teatros apresentarão o divertido Elefanteatro, o encantador cortejo com Boi Rosado, além do talentoso show de Tom Nascimento. O Circuito Cine Santê proporcionará uma sessão comentada do filme "Aos Olhos de Ernesto", com a presença da diretora Ana Luiza Azevedo.

 

O Risco Coletivo realizará uma emocionante performance no Museu da Moda, enquanto a Ultra Jazz Big Band encantará o público na Casa do Baile. A exposição "Treta", de Noemi Assumpção, terá sua abertura na Vitrine do Teatro Marília. Já o Centro Cultural Jardim Guanabara receberá a Quadrilha Fogo na Perna, parte do Circuito Junino. O espetáculo "Nhoque", do grupo Armatrux, será apresentado ao público no Teatro Raul Belém Machado. Além disso, a programação no Teatro Marília contará com diversas atividades, como oficinas de malabarismo e contação de histórias.

 

Para encerrar o mês, o Centro Cultural Vila Fátima oferecerá uma oficina de malabarismo e a apresentação “Brincadeira Sonora”. Essa programação diversificada e abrangente reforça a importância do Circuito Municipal de Cultura, Projeto estratégico da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, em proporcionar experiências enriquecedoras e promover o acesso à arte a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH.