Pular para o conteúdo principal

Parques de BH terão programação de férias com atividades para todas as idades
Foto: Lívia Ansaloni/PBH

Parques de BH terão programação de férias com atividades para todas as idades

criado em - atualizado em

Julho é tempo de férias e de brincar ao ar livre. E, em 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte oferece dezenas de atividades em vários parques da capital para garantir a diversão da criançada e os momentos de lazer em família.

 

A partir dessa quinta-feira (14), acontecem várias recreações infantis em 14 parques de várias regionais. Serão três semanas de atrações, todas gratuitas, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, juntamente com seus parceiros.

 

As crianças poderão se divertir com cama elástica, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, pintura facial, oficina de circo, jogos de tabuleiro, ping pong, slackline, apresentação musical, aulas de skate e até um bate papo e sessão de fotos e autógrafos com a atleta da seleção Brasileira Feminina de Skate, Gabriela Mazzeto.

 

As atividades têm o objetivo de proporcionar para as crianças e a comunidade o acesso ao lazer e à recreação, além do convívio com a natureza durante o período de férias escolares.

 

Confira a programação especial de férias no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Pesquisa de satisfação traz melhorias nos parques

 

Desde a reabertura dos parques ocorrida em agosto de 2020, após a primeira onda da pandemia, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a Belotur estão aplicando junto aos visitantes dos parques e da Zoobotânica uma pesquisa de satisfação com o passeio e perfil dos visitantes. Com a coleta dos dados, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica pode levantar demandas, pontos de melhoria e pontos de acerto para direcionar as ações de gestão de cada unidade.

 

A pesquisa faz parte de uma parceria entre o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão ligado à Belotur que monitora indicadores da atividade turística para fornecer dados e inteligência de mercado para as políticas públicas, juntamente com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. As pesquisas também estão disponíveis em cartazes distribuídos pelos parques, com QR Code/link.

 

Entre os aspectos abordados pela pesquisa estão o nível de satisfação com a visita, opinião quanto ao processo de agendamento e análise dos serviços e equipamentos disponibilizados no parque.

 

Os dados coletados são tabulados e organizados para que seja possível identificar as mudanças possíveis a curto, médio e longo prazo, e estabelecer as estratégias e ações necessárias para executá-las.

 

Graças à pesquisa, algumas mudanças já foram feitas e já têm trazido satisfação aos visitantes, como por exemplo, a distribuição de mapas impressos para facilitar a visitação no Jardim Zoológico e no Jardim Botânico, bem como a melhoria do serviço de alimentação nesses locais, com a autorização de acesso de food trucks ao local.

 

Também está em andamento um projeto de incremento da sinalização educativa no Zoológico, com a implantação de mais placas de identificação dos recintos, de conscientização para preservação e desafios enfrentados por cada espécie, sobre hábitos dos animais e sobre como podemos ajudar na preservação do meio ambiente, reduzindo nosso impacto na natureza.

 

Outras melhorias, previamente identificadas pela Fundação, foram priorizadas graças às solicitações identificadas com maior frequência na pesquisa de satisfação do visitante, como pinturas em parques, manutenção em brinquedos e equipamentos de ginástica e esporte (pinturas de quadras, trocas de telas, recuperação de pisos), entre outras.