Pular para o conteúdo principal

PBH oferece gratuitamente medicamento para o tratamento contra a covid-19
Foto: PBH/ Divulgação

PBH oferece gratuitamente medicamento para o tratamento contra a covid-19

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já oferece o Paxlovid, remédio para o tratamento contra a covid-19 fabricado pela empresa Pfizer. O medicamento foi adquirido e repassado ao município pelo Ministério da Saúde. Em novembro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a venda do medicamento em farmácias do país. Na Rede SUS-BH, a oferta é gratuita, conforme a prescrição médica.

 

O Paxlovid deve ser utilizado somente por adultos acima de 65 anos ou pessoas maiores de 18 anos imunossuprimidas. O remédio é indicado para o tratamento da covid de pessoas que não requerem oxigênio suplementar (quadros leves a moderados) e que apresentam risco aumentado de progressão para covid grave.

 

São definidos como casos leves a moderados de covid-19 os indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos e com confirmação laboratorial para covid-19. É obrigatório que não exista indicação de oxigenoterapia suplementar.

 

O tratamento deve ser iniciado até cinco dias a partir do surgimento dos sintomas.

 

O Paxlovid é um coquetel formado por dois medicamentos antivirais: o nirmatrelvir e o ritonavir, que quando combinados bloqueiam uma enzima que o vírus da covid-19 precisa para se replicar no corpo.

 

De segunda à sexta-feira, o paciente ou o responsável que estiver com a prescrição médica (receita) indicando o tratamento com o Paxlovid, pode solicitar o medicamento em um dos 152 Centros de Saúde da capital.

 

Nos finais de semana e feriados, o paciente ou responsável por ele deve comparecer à URS Sagrada Família, localizada na rua Joaquim Felício, 101, Sagrada Família, de 8h às 12h ou de 13h às 17h.

 

Para solicitar o Paxlovid, são necessários os seguintes documentos: receita médica em duas vias, com a indicação correta; formulário de prescrição completamente preenchido pelo médico; exame confirmatório para covid-19, laudo assinado por profissional de nível superior ou resultado (PCR detectável ou TRAG reagente); documento de identidade do paciente e do responsável pela retirada do medicamento.

 

Mais informações sobre a dispensação do Paxlovid estão disponíveis para consulta on-line.