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PBH mantém funcionamento de Centros de Saúde no sábado e teleconsultas
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH mantém funcionamento de Centros de Saúde no sábado e teleconsultas

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A Prefeitura de Belo Horizonte manterá, neste sábado (22), a estratégia de abertura de centros de saúde, das 7h às 18h, para atender crianças e adultos, preferencialmente, com sintomas de dengue, chikungunya ou doenças respiratórias. Além dessa ação, a PBH também continuará a ofertar o serviço de teleconsultas para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias que apresentem os mesmos sintomas. As teleconsultas podem ser agendadas de sábado (22) a terça-feira (25).

 

As estratégias da PBH fazem parte das ações previstas no Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, que é ativado gradativamente de acordo com o cenário epidemiológico do município, e tem como objetivo ampliar o acesso da população e garantir mais assistência aos usuários que precisarem de atendimento médico.

 

É importante destacar que nesta sexta-feira (21), feriado, não haverá funcionamento dos centros de saúde. Já as nove UPAs da capital funcionarão normalmente, no feriado e no fim de semana, com atendimento 24 horas, para o público em geral.

 

Confira as unidades que estarão abertas no sábado (22):

 

Barreiro

Centro de Saúde Barreiro de Cima: Praça Modestino Sales Barbosa, 100, Flávio Marques Lisboa

 

Nordeste

Centro de Saúde São Paulo: Rua Aiuruoca, 455, São Paulo

 

Norte

Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177, Aarão Reis

 

Pampulha

Centro de Saúde Santa Terezinha: Rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha

 

Venda Nova

Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120, Rio Branco

 

Teleconsultas

 

Deste sábado até a terça-feira, o serviço de teleconsultas será ofertado para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. As teleconsultas podem ser agendadas para o período de 7h30 às 18h30. O agendamento deve ser feito a partir de 7h do sábado.

 

O serviço de teleconsultas foi retomado pela PBH no último sábado (15) e é uma oferta complementar à rede de saúde do município dentro do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses. Nos primeiros dias de retomada do serviço, foram atendidas 133 pessoas.

 

Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.

 

Como agendar

 

A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.

 

A iniciativa tem o objetivo de atender e orientar a população, sendo uma importante oferta assistencial complementar à rede de saúde do município, voltada principalmente para os casos leves de síndrome gripal e suspeitos de dengue, zika e chikungunya.

 

Somente moradores de Belo Horizonte e cadastrados em Centros de Saúde na capital, têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o Centro de Saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.

 

O cidadão acessa o serviço e, após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.

 

As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante toda a realização do teleatendimento.

 

De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.