Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

PBH mantém atendimento à população de rua com medidas de segurança

criado em - atualizado em

Considerados essenciais pela Prefeitura de Belo Horizonte, os serviços oferecidos à população em situação de rua estão mantidos, com medidas específicas de segurança e prevenção à transmissão do Coronavírus na capital. De acordo com a Portaria 36/2020, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, estão mantidos serviços como o funcionamento dos abrigos, albergues, Centro de Referência para a População em Situação de Rua e o Serviço Especializado de Abordagem Social.

 

Atendimento e acolhimento

Para as Unidades de Acolhimento Institucional, a Prefeitura orientou a implementação de medidas que garantam a proteção de trabalhadores e usuários. Os espaços devem ser mantidos arejados, com boa ventilação e intensificação da limpeza e higiene. Estão suspensas as atividades coletivas que podem causar permanência e aglomeração de pessoas em ambientes coletivos, como refeitórios, salas de reunião, salas de jogos e de estar, dentre outros. Também não serão permitidas visitas a esses espaços, mesmo que não atendam usuários do grupo de risco.

Outras medidas são a intensificação de ações de higiene, como lavar bem as mãos com água e sabão, assim como a desinfecção de utensílios, celulares e equipamentos. As unidades de acolhimento foram orientadas a não permitirem o compartilhamento de utensílios, como copos, xícaras, garrafas de água e talheres.

Os Centros de Referência para a População em Situação de Rua permanecem abertos, das 8h às 17h, para banho, higienização dos usuários e guarda de pertences. Atividades coletivas estão suspensas. No caso do Serviço Especializado de Abordagem Social, as equipes seguem atuando nas nove regiões da cidade, das 8h às 18h, com foco na orientação dos usuários, atendimento das demandas e encaminhamento para os serviços de saúde, quando necessário.

 

Alimentação

Os Restaurantes Populares, que ofertam refeições a baixo custo - e gratuitas para a população em situação de rua -, seguem em funcionamento, com exceção do Refeitório Popular da Câmara Municipal, que está fechado. A forma do atendimento, no entanto, foi alterada, com a entrega de marmitex, evitando aglomerações nos equipamentos. A alimentação está mantida em outros equipamentos da rede socioassistencial, como abrigos e albergues.