Pular para o conteúdo principal

PBH leva ação itinerante à Praça 7 para atendimento de microempreendedor
Qu4rto Studio/Acervo Belotur

PBH leva ação itinerante à Praça 7 para atendimento de microempreendedor

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Sebrae Minas, levará a Sala Mineira do Empreendedor Itinerante para a Praça 7, nesta segunda-feira (13). A iniciativa tem o objetivo de capacitar e esclarecer dúvidas dos microempreendedores individuais da capital (MEIs) e para quem deseja abrir ou regularizar o negócio. Para o atendimento na sala itinerante,  que funcionará de 9h às 17h, em frente ao Cine Brasil, os MEIs não precisam fazer agendamento prévio. 

 

A Sala Mineira do Empreendedor trabalha para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. Com atendimento personalizado, é possível formalizar o negócio, obter orientações, informações e conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor.

 

Para Madeleine Ferreira, coordenadora da Sala Mineira, a ação itinerante tem o intuito de facilitar a vida do empreendedor. “Ao fazer essa ação itinerante, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Minas, garante a relevante capacitação dos milhares de MEIs ativos em Belo Horizonte.

 

Além disso, a iniciativa capitaliza o surgimento de novas empresas, com um atendimento de fácil acesso e que pode, inclusive, possibilitar a abertura de empresas, regularizações de débitos e o repasse de orientações aos empreendedores”, afirma a coordenadora.

 

Com 289 mil microempreendedores individuais, Belo Horizonte é a terceira cidade do país com o maior número de formalizados. “Apenas entre janeiro e setembro deste ano, foram mais de 40 mil novas formalizações. O que só confirma a vocação empreendedora do município. Antigamente, o empreendedor se sentia desmotivado para legalizar seu negócio, porque tinha que ir a inúmeras repartições e instituições, já que as informações não cruzavam e o processo não era otimizado. Com a Sala Mineira do Empreendedor e eventos itinerantes como este, desburocratizamos esses processos, já que em um único lugar as pessoas encontram tudo que precisam para se formalizar ou melhorar a gestão do seu negócio, de forma simples e rápida”, justifica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

 

Ponto de atendimento fixo

 

Quem não puder participar da ação itinerante na próxima semana, também poderá buscar atendimento no espaço fixo da Sala Mineira do Empreendedor da capital, que está localizado no BH Resolve, na Rua dos Caetés, 342, Centro.

 

Apenas em 2023, a Sala Mineira do Empreendedor ofereceu mais de 8.821 atendimentos e auxiliou na capacitação de aproximadamente 25 mil MEIs em Belo Horizonte.

 

A iniciativa realizada pelo Sebrae Minas, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Prefeitura de Belo Horizonte tem o objetivo de melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes.

 

Conheça os serviços oferecidos no local:

* Formalização de microempreendedor individual (MEI)
* Emissão do Documento de Arrecadação Mensal do MEI (DAS)
* Orientações sobre a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI)
* Informações sobre processo de registro e cadastro de fornecedor da PBH