21 November 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte promove nesta segunda-feira (25), o Seminário “Conhecer, Respeitar, Multiplicar”, evento que marca o lançamento do Projeto de Capacitação Permanente do Programa de Atendimento aos Povos e Comunidades Tradicionais.
O evento é voltado para servidores e trabalhadores da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, além de lideranças e representações de povos e comunidades tradicionais. A proposta busca assegurar que o atendimento oferecido respeite a diversidade cultural e religiosa, promovendo a equidade e a valorização dos direitos humanos.
O seminário tem como objetivo principal fortalecer ações de enfrentamento ao racismo institucional e ambiental, além de combater a intolerância religiosa nos parques, Centros de Vivência Agroecológica (CEVAES) e cemitérios públicos da capital e prevê a capacitação periódica de agentes públicos que atuam nesses espaços.
De acordo com a Diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Pâmela Benevides, apesar das legislações já existentes, o preconceito ainda persiste. “Ainda que a liberdade de consciência e de crença religiosa seja garantida pela Constituição Federal, o preconceito e a discriminação contra povos e comunidades tradicionais ainda persistem. A capacitação permanente dos servidores é fundamental para garantir que os espaços públicos de Belo Horizonte sejam ambientes seguros e acolhedores para todos.” pontuou.
Para mais informações sobre as ações previstas, acesse o portal da Prefeitura.