31 March 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou o curso Prevenção à Violência e Abuso Infantil no Ambiente Digital, voltado para crianças e adolescentes, entre 9 e 13 anos, que podem aprender mais sobre o uso consciente da internet, desvendando os perigos da rede. A novidade, disponibilizada no ambiente de ensino a distância da PBH, é fruto de parceria com o ChildFund Brasil. As inscrições podem ser feitas on-line.
Com 16 horas de carga horária, o novo conteúdo disponibilizado por meio do Programa de Inclusão Digital, apresenta didática escolar. O curso traz informações e orientações sobre direitos digitais, a importância da privacidade e segurança on-line, oferecendo recursos para identificar e lidar com situações potenciais de abuso e violência, sendo indicado também para adultos, famílias, profissionais da educação e cuidadores de crianças, oferecendo certificação ao final.
“Sabemos que apesar de trazer muitos benefícios e oportunidades, o uso da internet também apresenta riscos, especialmente relacionados à segurança. Esta nova qualificação, voltada especialmente a esse público, crianças e adolescentes, é muito valiosa, para que saibam o quanto antes como se apropriar de maneira segura do digital, com atenção a possíveis riscos e tendo consciência para identificar possíveis situações de abuso e violência. Também incentivamos fortemente que famílias, educadores e cuidadores de crianças acessem esse material para estarem atentos e aptos sobre a melhor forma de monitoramento dos menores no digital”, ressaltou o diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos.
O Programa de Inclusão Digital conta ainda com outras 21 qualificações, voltadas para interessados maiores de 16 anos, abordando temas variados dentro do universo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), incluindo conteúdos básicos até profissionalizantes. Saiba mais em pbh.gov.br/prodabel/inclusaodigital, pelo WhatsApp (31) 98888-3238, ou presencialmente na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, Rua José Clemente Pereira, 440, Bairro Ipiranga, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.