Pular para o conteúdo principal

PBH já entregou 53 obras de redução de risco geológico nas regionais em alerta
Divulgação/PBH

PBH já entregou 53 obras de redução de risco geológico nas regionais em alerta

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte já entregou, em um ano e meio, mais de 50 obras de contenção de encostas nas regionais Oeste, Centro-Sul e Barreiro, regiões para as quais existe um alerta emitido pela Defesa Civil apontando um risco geológico forte. As intervenções foram realizadas em locais com maior risco para garantir a segurança e preservar a vida da população. Ao todo, o Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico já entregou aproximadamente 260 obras e atualmente existem mais 70 em andamento.

Lançado em junho de 2022 pelo prefeito Fuad Noman, o Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico é um dos fortes pilares da Prefeitura de Belo Horizonte, pois vem atuando em vários pontos da cidade. A iniciativa é realizada conjuntamente pela Companhia Urbanizadora de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Inicialmente, o programa previa mitigar o risco geológico em cerca de 200 encostas, com obras que garantisse a estabilidade desses locais, além do esgotamento sanitário e drenagem. E à medida em que as obras prioritárias avançaram, a Prefeitura de BH ampliou a iniciativa para a segunda etapa, com o mapeamento, diagnóstico e inclusão de outras situações de risco geológico na cidade.

O diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinícius Leite, ressalta que a Prefeitura de BH realiza as obras, mas também é necessário que a população fique alerta para a possibilidade de eventuais riscos. “A PBH tem feito esforços, seguindo as orientações do prefeito Fuad Noman, no sentido de priorizar obras de erradicação de risco nas encostas. De 2022 até hoje já entregamos aproximadamente 260 obras e temos 70 em andamento. Aproveitamos para fazer um alerta a todos os moradores da cidade no sentido de estarem atentos e manterem uma conduta segura já que existe um alerta de chuvas fortes pra cidade”, pontua.

Em caso de emergência, ligue para o 199, telefone da Defesa Civil.