11 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte vai iniciar uma série de obras de infraestrutura em ruas do Bairro Conjunto Taquaril, Leste da capital. Serão dois pacotes de intervenções com investimentos somados de R$ 13,7 milhões. Ao todo, 16 vias vão receber melhorias na drenagem, pavimentação, estabilização de taludes e áreas de risco, além de receber redes de água e esgoto, dentre outras melhorias. As obras serão supervisionadas pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).
Será feita a requalificação das ruas Princesa Isabel, Expedicionário Mário, Bela Vista, Serra Negra, Ruth de Freitas e T2. Essas vias, que apresentam problemas de drenagem, esgotamento sanitário, passarão a contar com novas redes de esgoto, abastecimento de água, drenagem pluvial e pavimentação adequada. Segundo Alexandre Lopes, engenheiro da Divisão de Apoio a Obras da Urbel, a Rua Princesa Isabel, por exemplo, receberá a urbanização em 156 metros, além da instalação de sistemas de esgoto e drenagem, resolvendo o despejo irregular de esgoto e as dificuldades de acesso em dias de chuva. Outras ruas como Bela Vista e Serra Negra, terão melhorias significativas, como a construção de vias para pedestres, escadas e rampas de acesso, além de novas redes de infraestrutura.
Além disso, na Rua Ruth de Freitas será concluída a pavimentação do logradouro com a execução de obras de urbanização para a implantação de uma via veicular, construção de contenções e até espaço com equipamentos de lazer para os moradores. As intervenções visam também estabilizar os taludes da área, garantindo mais segurança para os cidadãos.
Também serão realizadas outras importantes obras do Orçamento Participativo, como a urbanização nas ruas Jardim Atlântico, Riacho, São Jorge, Floresta, Filadélfia, Pai Tomás, Camargo, Aeroporto e Rua dos Comerciários, no Conjunto Taquaril. Esse pacote de obras tem como objetivo a melhoria da infraestrutura dessas vias, com a implantação de novas redes de esgoto e drenagem, pavimentação e, como no caso da Rua Pai Tomás, a instalação de corrimão para garantir mais segurança aos pedestres. As obras também contemplam a execução de projetos estruturais para estabilização de taludes e áreas de risco.