Pular para o conteúdo principal

Três agentes da SLU limpam entulho às margens do Córrego do Onça.
Foto: Mara Damasceno

PBH intensifica limpeza de córregos na região Nordeste

criado em - atualizado em
“As equipes da Prefeitura fazem a limpeza, mas muitos moradores não contribuem. A falta de consciência de algumas pessoas é tão grande que não é raro depararmos com a triste cena de ver um morador arremessar a sacola de lixo na área pública pela janela da sua própria residência.” O desabafo é de Miriam Aparecida Mucuta, moradora do bairro Vitória, região Nordeste de Belo Horizonte. Indignada, ela lembra que a saúde e o bem-estar da coletividade dependem também da atitude individual de cada cidadão, sendo dever de todos zelar pelo ambiente onde vivem.

A preocupação de Miriam Mucuta é a mesma da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), pois o lixo e o entulho descartados em locais inapropriados, como em córregos e vias públicas, podem ocasionar sérios riscos como enchentes e doenças. 

Desde agosto, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) está intensificando a limpeza dos córregos da região Nordeste. Dos 18 existentes, 11 deles já passaram por novo pente-fino pela equipe de Limpeza Urbana Nordeste, que recolheu mais de 84 mil quilos de lixo das margens desses córregos, percorrendo uma extensão de aproximadamente 4.900 metros. 

Os principais resíduos retirados de dentro dos córregos da região Nordeste são tanquinho, fogão, sofá, colchão, televisão, carrinho de bebê, guarda-roupa, mesa, tampa de vaso, animal morto, bicicleta, pneu e sacola plástica. Segundo a gerente de Limpeza Urbana Nordeste, Luciana Soares Silva, as equipes de trabalho não têm medido esforços para deixar os córregos completamente limpos e livres de entulhos.

Luciana Silva ressalta o quanto é importante a comunidade apoderar-se, de maneira responsável, do ambiente onde vive. “Os moradores precisam fazer a sua parte, não jogando resíduos no leito dos córregos. Todos os bairros de Belo Horizonte são beneficiados pelos serviços regulares de limpeza urbana, não há motivo para descartar lixo e entulhos dentro dos córregos e nas vias públicas. Além desses serviços, a Prefeitura também disponibiliza espaços para recolhimento de pequenos volumes, as chamadas URPVs. Dessa forma, se todos contribuírem teremos uma cidade mais limpa e agradável para todos.”



Programação 

Nesta semana, a equipe que executa os serviços de limpeza de córregos está trabalhando no córrego da Rua Carmem Costa, no Belmonte. A partir de janeiro, receberão os serviços de limpeza o córrego Grande e os córregos situados nas ruas José dos Reis, Abrahão Saadi, Paulo Campos Mendes, Dom Rezende Costa e Estrada dos Borges, localizados nos bairros Ouro Minas, Belmonte, Paulo VI e Vila Maria. 
 
 

29/12/2017. Prefeitura intensifica limpeza de córregos na região Nordeste. Fotos: Luciana Silva/PBH