14 Fevereiro 2025 -
A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou neste ano dois importantes serviços para o atendimento a pessoas idosas nos CRAS Dandara (Pampulha) e Vila Betânia (Oeste): o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Programa Maior Cuidado. As iniciativas buscam promover, respectivamente, a convivência familiar e comunitária e o acesso a direitos, além de, apoiar as famílias no cuidado e na rotina com idosos dependentes e semidependentes.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são locais públicos localizados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social que oferecem os serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além do Programa Maior Cuidado. Neles, também é possível receber orientações sobre benefícios socioassistenciais e realizar inscrições para o no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O Programa Maior Cuidado é desenvolvido nos CRAS em articulação com as Unidades Básicas de Saúde. As famílias são acompanhadas com objetivo de garantir o acesso a direitos, a proteção e cuidado no ambiente domiciliar, com o constante estímulo à autonomia dos idosos e dos cuidadores, fortalecer os vínculos familiares e comunitários e ampliar a participação social, prevenindo situações de isolamento e o acolhimento institucional. É importante frisar que o PMC não substitui as responsabilidades familiares no cuidado com as pessoas idosas, mas contribui para prevenir situações de sobrecarga do cuidador familiar provenientes da relação de prestação de cuidados permanentes e prolongados. O Programa acompanha mais de 1 mil idosos por ano.
Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários, estimular a socialização, trocas culturais e de vivências, sempre em busca da defesa de direitos e do desenvolvimento da autonomia dos usuários. Os atendimentos são feitos em grupos, organizados a partir de ciclos de vida - crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O serviço já atende mais de 2.500 belo-horizontinos, que se organizam em cerca de 150 grupos nos diversos ciclos de vida, sendo que em torno de 70 deles são voltados para pessoas idosas.
A Subsecretária de Assistência Social, Daniele Souza Carmona, afirma que tanto o SCFV quanto o Programa Maior Cuidado compõem o rol de ofertas de todos os CRAS de Belo Horizonte e atuam de forma complementar ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). “Essas estratégias são essenciais para a qualificação da proteção social das famílias vulneráveis que são atendidas e acompanhadas. As ofertas propiciam aos atendidos e suas famílias possibilidades de compartilhar suas vivências, refletir sobre suas condições e sobretudo, reconhecer as suas potencialidades para o fortalecimento da convivência e dos cuidados do dia a dia, tudo isso com orientação profissional e respeito às suas histórias”, explica.
Cuidado compartilhado
O coordenador do CRAS Dandara, Sinval Xavier Campos, conta que um dos primeiros idosos atendidos pelo Programa Maior Cuidado, G.P.S., tem 84 anos, é portador de doenças crônicas, dependente de cuidados de sua companheira, que também é idosa. “O Programa Maior Cuidado entrou com um papel importante no alívio da sobrecarga da cuidadora, auxiliando nas atividades da vida prática e diária do idoso como banho, alimentação, higiene, medicação e estimulação cognitiva”, explicou Xavier. “Com este suporte, o idoso vem tendo melhoras no seu quadro de saúde física e mental, conseguindo ficar menos tempo deitado, realizando exercícios pedagógicos e interagindo mais”, complementou.
Para prevenir que situações de dependência se agravem, os CRAS oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os grupos de diferentes faixas etárias, incluindo a de idade superior a 60 anos. A primeira reunião do Serviço no CRAS Vila Betânia (R. Demiza, 770 - Betânia) foi realizada dia 12 de fevereiro, e incluiu uma dinâmica que envolvia as atividades preferidas de cada integrante, além de outros alinhamentos para que todos os participantes estivessem alinhados. Rodas de Conversa, brincadeiras, exercícios para o corpo e oficinas de artesanato e pintura, além de visitas a locais como parques e museus, estão incluídas na programação.